O SPFC tem a Libertadores como grande objetivo para este ano. É o título que o Tricolor tem como maior jejum (19 anos), após vencer a Copa do Brasil do ano passado. Além, claro, da importância histórica do torneio, na qual o clube paulista sempre esteve entre os principais times brasileiros da competição.
Este ano, o São Paulo está na fase de oitavas de final, que tem início ainda em agosto. O adversário é o tradicional Nacional, do Uruguai, que também é um tricampeão, assim como o SPFC.
Embora os títulos da Libertadores do Nacional tenham ficado no passado (não vence desde 1988), o clube uruguaio vive um bom momento atualmente.
O técnico Martín Lasarte assumiu o comando recentemente e está invicto: em cinco jogos, venceu quatro e empatou um. Essa campanha levou o Nacional à final do Torneio Intermédio, que será disputado no domingo (04), contra o Peñarol.
Ídolo de volta ao clube
O zagueiro Sebastián Coates, de 33 anos, retornou agora ao Nacional e deve estar à disposição para os duelos contra o São Paulo.
Coates foi revelado pelo Nacional em 2009. Depois, atuou por clubes como Liverpool (ING) e Sporting (POR), onde jogou de 2016 a 2024.
Pela seleção principal do Uruguai, Coates soma algumas convocação desde 2011. Ele foi campeão da Copa América de 2011.
O atacante Nico López, que chegou a ter uma passagem pelo Internacional, também negocia o seu retorno ao clube que foi revelado e pode ser mais um reforço para esse duelo. Mas, até agora, ainda não fechou.
SPFC x Nacional
São Paulo e Nacional se enfrentam pelas oitavas de final da Libertadores nos dias 15 de agosto (ida) e 22 de agosto (volta). As duas partidas são às 19h.
Por ter feito melhor campanha na fase de grupos, o Tricolor decide em casa. Ou seja, o jogo da volta será no MorumBIS.
Vale lembrar que se o SPFC passar de fase, obrigatoriamente vai pegar um brasileiro nas quartas de final, já que, por sorteio, vai enfrentar o vencedor de Palmeiras x Botafogo.