Nesta quinta-feira (22), durante o confronto entre o Nacional e o SPFC na Libertadores, uma cena preocupou apoiadores e rivais. O zagueiro Izquierdo do time uruguaio caiu ao gramado e teve uma arritmia constatada. Segundo boletins médicos, o atleta ainda sofreu parada cardiorrespiratória e se encontra em estado grave. A mídia esportiva e a torcida do Uruguai se emocionaram com a sensibilidade do São Paulo.
Ainda no confronto, o meio-campista e compatriota de Izquierdo, Michel Araújo se emocionou na saída de campo. O jogador se emocionou com o incidente e foi até o hotel onde estava hospedada a delegação do Nacional para obter mais notícias após o incidente.
Neste domingo (25), em partida contra o Vitória pelo Brasileirão, os atletas do São Paulo vestiram camisetas azuis com os dizeres: “Fuerza Izquierdo”. O fato foi repercutido pela imprensa uruguaia que viu a atitude como de extrema importância. Uma conta no Twitter de torcedores do Nacional escreveu: “Os jogadores do São Paulo saíram ao gramado com uma camiseta celeste e uma mensagem em apoio a Juan Izquierdo. Respeito e admiração, obrigado, São Paulo”.
O atacante Calleri não conversou com a imprensa sobre classificação, nem comemorou gols e sempre que teve a oportunidade de falar sobre o estado de saúde do uruguaio, fez o possível para que o assunto se mantivesse em alta. Inclusive, o centroavante ofereceu o seu cartão de crédito para pagar as possíveis despesas médicas do jogador.
Outra das contas no Twitter que mostrou admiração pelo gesto do SPFC escreveu: “Os jogadores do São Paulo saíram com uma camiseta que escrita: “Força, Izquierdo”, proporcionando apoio ao jogador. Lindo gesto do São Paulo. Admiração para este clube, poucas vezes vemos esses detalhes”. Apesar da comoção, o estado de saúde do zagueiro ainda é preocupante e o mundo do esporte se une em boas energias.