Silvio Santos teve relação conturbada com o esporte no SBT; veja o que passou por lá
Apresentador morreu neste sábado, 17 de agosto, aos 93 anos em São Paulo no Hospital Albert Einstein
Apresentador morreu neste sábado, 17 de agosto, aos 93 anos em São Paulo no Hospital Albert Einstein
Reza a lenda que Silvio Santos não gostava muito de programação esportiva na grade do SBT, mas o fato é que a emissora, nascida em 1981, fez grandes coberturas no futebol, automobilismo e Olimpíadas. Agora, o Torcedores.com relembra um pouco do que passa e passou naquela TV, que é a grande marca do apresentador e empresário.
Apresentador viu quatro Copas do Mundo no SBT
O SBT se tornou uma rede nacional em 1981, e cinco anos depois, já transmitia sua primeira Copa do Mundo em 1986 no México. Naquela edição, o canal 4 fez a cobertura em parceria com a Record TV, que também pertencia a Silvio Santos. Para aquelas transmissões, a emissora de Senor Abravanel criou o mascote Amarelinho, que aparecia na tela a cada gol da seleção brasileira. A ideia se manteve nas outras três edições que o SBT teve os direitos.
Na Copa de 1990, na Itália, um dos destaques da equipe do SBT era ter Roberto Cabrini como chefe de reportagem. Na Copa dos EUA, 1994, nomes como o narrador Luiz Alfredo e o comentarista Orlando Duarte eram a dupla principal das transmissões.
A última Copa com a cobertura da TV paulista foi na França em 1998. Ali, Silvio Luiz comandava as transmissões tendo ao seu lado, nos comentários, Juarez Soares.
Canal também passou Olimpíadas de 1996
As Olimpíadas de Atlanta, nos EUA, também fez parte da programação esportiva do SBT. Naquela edição, o canal dividiu os direitos com Globo e Band. Até hoje, esse foi o único Jogos que o Sistema Brasileiro de Televisão apostou na cobertura com Nivaldo Prieto na equipe.
Emissora transmite torneios de futebol nos anos 90
Entre idas e vindas, o SBT adquiriu os direitos da Copa do Brasil e Torneio Rio-São Paulo nos anos 90. Nesse período, o canal passou, com exclusividade o título do Corinthians da Copa nacional em 1995 em um time formado pelos narradores Silvio Luiz, Luiz Alfredo e repórteres como Luiz Ceará, além de Osvaldo Pascoal, atual comentarista da ESPN.
Depois da Copa de 1998, conta-se que foi o próprio Silvio Santos que ordenou a interrupção das transmissões de futebol. Isso, até o Campeonato Paulista de 2004. Àquela cobertura foi envolta de muitas questões judiciais em um embate legal com a Globo. Apesar disso, o SBT terminou as transmissões daquele campeonato com os narradores Paulo Andrade e Luciano do Valle no esporte da emissora. A partir de 2020, o futebol voltou a grade de programação com torneios como Libertadores, UEFA Champions League e Copa América.
Fórmula Indy nas tardes (e noites de domingo)
No automobilismo, o SBT apostou na Fórmula Indy, a partir de 1995, talvez para se aproveitar de uma queda da Fórmula 1. Foram, pelo menos, quatro temporadas com transmissões ao vivo e in loco, nas tardes de domingo, principalmente. Nas temporadas de 2000 e 2001, também dizem que por ordem do apresentador, as corridas passavam em VT no fim das noites de domingo, após a exibição do Programa Silvio Santos.
Morte
Apresentador morreu neste sábado, 17 de agosto, aos 93 anos em São Paulo no Hospital Albert Einstein onde estava internado, desde o dia 1º.