Home Futebol René Simões abre o jogo sobre treinadores estrangeiros na seleção: “Só vejo esses três”

René Simões abre o jogo sobre treinadores estrangeiros na seleção: “Só vejo esses três”

Ex-treinador da seleção brasileira feminina opinou sobre o futuro da seleção masculina, que atualmente é comandada por Dorival Júnior

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
René Simões abre o jogo sobre treinadores estrangeiros na seleção: “Só vejo esses três”

René Simões falou sobre treinadores estrangeiros na seleção brasileira (Reprodução/Youtube)

René Simões já dirigiu a seleção brasileira de base, além da seleção feminina, nas Olimpíadas de 2004. Além disso, dirigiu times como Botafogo, Fluminense, Coritiba, Bahia, entre outros.

O treinador esteve no “Barbacast”, onde opinou sobre um treinador estrangeiro dirigir a seleção brasileira algum dia, assunto que foi bastante debatido antes da chegada de Dorival Júnior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na opinião de René Simões, só seria válido um estrangeiro que já conhece o futebol brasileiro e que tenha feito sucesso por aqui. Então, utilizando esse critério, ele vê apenas três treinadores com esse perfil: Abel Ferreira, Jorge Jesus e Vjvoda.

“Desde 1930, todos as seleções foram campeões da Copa do Mundo com um treinador do seu país. Sempre. Nunca teve um estrangeiro campeão. Vai ser conosco? Talvez a gente quebre isso. Mas, só sou a favor se for um treinador que conheça o futebol brasileiro. Não da para trazer alguém para se adaptar”, iniciou René, que citou três nomes:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Poderia ser Jorge Jesus, Abel Ferreira ou Vojvoda. Eu não sou contra o estrangeiro no Brasil, mas quem fez sucesso por aqui? Só esses três fizeram sucesso. Então, não vejo outro. O treinador do Botafogo (Artur Jorge) pode até ser no futuro, me parece um bom treinador”, finalizou.

René Simões se aposentou em 2017

René Simões teve mais destaque nos anos 80, 90 e início dos anos 2000. Em 87, dirigiu a seleção brasileira Sub-23. Depois, foi para a Europa dirigir o Vitória de Guimarães (POR), retornando para treinar o Brasil Sub-20.

Teve uma passagem pelo futebol do Catar e, depois, dirigiu as seleções da Jamaica, Honduras e Trinidad e Tobago. Em 2004, foi para a seleção brasileira feminina, sendo prata nas Olimpíadas.

PUBLICIDADE

Depois, passou por clubes como Fluminense, Botafogo, Santa Cruz, Bahia, Coritiba, entre outros. Seu último trabalho foi no Macaé, em 2017, quando decidiu se aposentar.

PUBLICIDADE
Better Collective