Paralimpíadas: Brasil empata com Turquia em estreia do goalball feminino
Seleção brasileira iniciou a disputa do esporte nos Jogos Paralímpicos contra as bicampeãs e volta a jogar nesta sexta-feira (30)
O Brasil estreou nesta quinta-feira, 29 de agosto, no goalball feminino das Paralimpíadas e empatou com a Turquia por 3 a 3 pelo grupo C da competição na Arena Paris 6. A chave que tem as brasileiras e turcas ainda conta com China e Israel.
A equipe israelita é a próxima adversária da seleção brasileira na próxima sexta-feira (30), às 5h30 (de Brasília). Vale ressaltar que são quatro grupos com quatro times cada e os dois melhores vão para a fase de quartas de final em mata-mata.
O jogo do Brasil nas Paralimpíadas
A seleção brasileira inaugurou a contagem logo nos primeiros arremessos, com Moniza Lima, e controlou a partida na sequência. Porém, em poucos minutos acabou levando o empate e logo a virada em uma bola de dois quiques.
O Brasil empatou o confronto, de novo, com outro gol de Moniza, só que dessa vez após cobrança de pênalti. Tudo aconteceu, ainda, no primeiro tempo. No início da etapa complementar veio a virada das brasileiras.
A pouco menos de dois minutos para o término da partida, a Turquia empatou com uma bola que quicou bem em cima da defesa brasileira e encobriu as defensoras. Altunolok foi a responsável pelos três gols da equipe turca dando números finais ao jogo inaugural do grupo C nas Paralimpíadas.
Como funciona o goalball
O esporte foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento).
As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. A modalidade pode ser disputada no masculino e feminino
De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.
A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo, além das paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.