Home DESTAQUE Ouro na natação, vitória no vôlei sentado e mais: o Brasil nas Paralimpíadas hoje (29)

Ouro na natação, vitória no vôlei sentado e mais: o Brasil nas Paralimpíadas hoje (29)

Brasileiros tiveram êxito no primeiro dia dos Jogos Paralímpicos; atleta da natação confirmou o favoritismo em sua modalidade

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Gabriel Araújo conquistou o ouro nas Paralimpíadas de Paris (Reprodução - CPB - site oficial - Alexandre Schneider)

O Brasil obteve grande sucesso nesta quinta-feira (29), quando fez a sua estreia nos jogos Paralímpicos, em Paris. Além de conquistar o ouro na natação, a equipe verde e amarela também obteve êxito em outras modalidades esportivas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na piscina, Gabriel Araújo, de 22 anos, subiu no degrau mais alto do pódio ao vencer o 100 metros costas S2. Gabrielzinho, que é o atual líder do ranking mundial e campeão do mundo, era um dos favoritos na prova.

Além do ouro em Paris, o Brasil também conquistou medalhas com mais dois nadadores. Gabriel Bandeira ficou com o bronze nos 100m borboleta S14 e Phelipe Andrews faturou a prata no 50m livre S10 masculino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em relação a natação feminina, Mayara Petzold ficou com o quinto posto nos 50m livre S6 e Mariana Gesteira foi a sétima no 50m livre S10.

Por fim, Lucilene Sousa e Maria Carolina Santiago (100m borboleta S13), Ana Karolina Oliveira (100m borboleta S14), Lídia Cruz e Esthefany Rodrigues (200m livre S5) não conquistaram a classificação.

Vôlei sentado

A equipe feminina de vôlei sentado não encontrou grandes dificuldades para vencer a seleção de Ruanda. Na quadra, as meninas do Brasil lacraram o placar em 3 sets a 0, com parciais em 25/13, 25/10 e 25/7.

PUBLICIDADE

Goalball

Considerada uma das favoritas no Goaball, a seleção feminina empatou com a Turquia. O time brasileiro, o atual bicampeão olímpico, abriu o placar, testemunhou a virada turca e igualou, lacrando o marcador em 3 a 3.

PUBLICIDADE

No masculino, os brasileiros derrotaram a seleção da França por 8 a 5. O duelo foi marcado por um grande equilíbrio no primeiro tempo, com maior desenvoltura do Brasil na segunda etapa.

Bocha

O brasileiro Maciel Santos venceu Achraf Tayahi, da Tunísia, por WO em sua estreia na classe BC2 da Bocha. Na mesma modalidade, Iuri Silva sucumbiu diante do português David Araújo por 8 a 0.

Na BC1, José Carlos Chagas foi derrotado por David Smith, da Inglaterra, por 5 a 2. Mateus Carvalho perdeu para Masayuki Arita por 5 a 4 na BC3 e André Martins foi derrotado por Yu Wing Leung por 8 a 1, na BC4.

No feminino, Laissa Guerreira perdeu para Carla Oliveira, de Portugal, por 4 a 2 na BC4. A brasileira conseguiu se recuperar na segunda disputa do dia, superando a húngara Alexandra Szabo por 4 a 3.

PUBLICIDADE

Na classe BC1, Andreza Oliveira venceu a argentina Ailen Flores por 5 a 2 e na BC3 Evelyn Oliveira foi derrotada por Sally Kidson por 5 a 1. Por fim, Evani Calado superou Ana Costa, de Portugal, por 8 a 2.

Tênis de Mesa

Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad surpreenderam ao vencer Jorge Cardona e Ander Cepas, os cabeças de chave, na classe MD18 por 3 a 1. A dupla brasileira conquistou uma vaga nas quartas de final do torneio.

Entre as mulheres, , Catia Oliveira e Joyse Oliveira também conquistaram a classificação no MD18. Já Carla Maia e Marliane Santos perderam.

As atletas da China obtiveram grande destaque no WD20. GuiyanXiong e Chunxiao Hou venceram Sophia Kelmer e Jennyfer Parinos por 3 a 0. Lucas Arabian e Cátia Oliveira, do XD7, também não tiveram sucesso.

PUBLICIDADE

O tênis de mesa encerrou a sua rodada com vitória de Luiz Manara e Danielle Rauen sobre Iwabuchi e Tomono, do Japão, nas duplas mistas XD17. Bruna Alexandre e Paulo Salmin venceram Hansson e Handen, da Suécia, por 3 a 0.

Tiro com arco

Juliano Ferreira e Eugênio Franco conquistaram números expressivos na classe W1 do tiro com arco. Enquanto ela ficou com o décimo primeiro posto, com 503 pontos, ele anotou 627 pontos, conquistando a classificação na mesma posição.

Outra atleta que avançou na modalidade foi Jane Karla, que conquistou a quinta posição com 691 pontos. Já Luciano Rezende foi o vigésimo nono, com 495.

Por fim, Reinaldo Charão terminou o dia na vigésima posição do Individual Composto Open – W2.

PUBLICIDADE

Ciclismo

Carlos Alberto Soares não conseguiu a classificação nos 3000m (pista) na classe C1. O brasileiro anotou a marca de 4min18s908, ficando com a última posição em sua eliminatória.

Badminton

O indiano Tarun Tarun venceu o brasileiro Rogério Oliveira por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/19. Já Vítor Tavares não suportou a pressão imposta por Charles Noakes, da França.

No feminino, Daniele Souza perdeu para Sujirat Pookkham por 2 a 0, no Simples W1.

Taekwondo

A brasileira Maria Eduarda Stumpk, da categoria até 52 kgs, se despediu dos Jogo Paralímpicos ao ser derrotada por Zahra Rahim, do Irã, por 6 a 4. Na repescagem, Duda perdeu para Meryem Betul Cavdar, da Turquia.

PUBLICIDADE
Better Collective