Home Futebol Palmeiras x SPFC terá o ‘apito’ de Raphael Claus após polêmica de 2023 com Rafinha

Palmeiras x SPFC terá o ‘apito’ de Raphael Claus após polêmica de 2023 com Rafinha

Clássico entre Verdão e Tricolor terá o árbitro novamente após o lateral são-paulino ‘acusar’ torcida

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Raphael Claus em duelo entra Palmeiras e São Paulo no Brasileirão Série A de 2023. (Créditos: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Palmeiras e SPFC vão a campo no Allianz Parque neste domingo (18) para Choque-Rei na 23ª rodada do Brasileirão. Antes da partida começar, a escala de arbitragem com Raphael Claus em campo já dá indícios de repercussão por conta de falas de Rafinha, lateral-direito do São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No último clássico entre Verdão e Tricolor que teve Claus no apito, disputado no segundo turno do Brasileirão 2023, o lateral são-paulino acabou expulsou e saiu na bronca. “O Claus é palmeirense, o Claus é palmeirense”, disse o jogador ao quarto árbitro na saída.

O ocorrido foi relatado na súmula de Palmeiras x SPFC por Raphael Claus e Rafinha acabou punido pelo STJD. Por fim, o lateral fez acordo com o tribunal e reverteu a pena em doação de cestas básicas.

Polêmica de Rafinha e Raphael Claus não foi a única de Palmeiras x SPFC no Brasileirão 2023

As falas de cabeça quente que o lateral veterano soltou ao receber o cartão vermelho do árbitro não foi o único assunto que repercutiu no Choque-Rei do segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Na partida em questão, o Alviverde estava em perseguição ao líder Botafogo na tabela e goleou o Tricolor pelo placar de 5 a 0. Firme na briga pelo título, enquanto o Glorioso passou a derrapar, o Verdão acabou tomando a liderança do Brasileirão e foi campeão na reta final.

PUBLICIDADE

Porém, em abril deste ano, o dono da SAF do Botafogo, John Textor fez várias acusações de manipulação de resultados, incluindo o Palmeiras x SPFC. Segundo o estadunidense, um relatório de uma empresa de IA apontava jogadores do Tricolor com “comportamentos anormais”.

PUBLICIDADE

Como era de se esperar, o Palmeiras reagiu às declarações de Textor e deu início a uma ‘briga’ da presidente Leila Pereira com o empresário. O São Paulo também reagiu e repudiou as alegações de Textor, pedindo para que o estadunidense e o Botafogo “curassem suas feirdas esportivas dentro de campo”.

Sem faltar polêmicas recentes ou rivalidade, Palmeiras e SPFC voltam a se encontrar no segundo turno do Brasileirão 2024. No primeiro turno, Verdão e Tricolor ficaram no 0 a 0 em duelo no MorumBIS.

Agora pela 23ª rodada, o Choque-Rei será disputado neste domingo (18), às 16 horas (de Brasília), no Allianz Parque.

Better Collective