Neste sábado (10), às 12h (horário de Brasília), acontece a final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris, com o Brasil encarando os Estados Unidos. Esse duelo está marcado na história das seleções, principalmente em Jogos Olímpicos.
São 31 jogos ao longo da história, com uma larga vantagem das norte-americanas. Isso porque o Brasil venceu apenas duas partidas, empatando quatro vezes e sendo derrotado em 24 oportunidades.
Dessas duas foram em finais olímpicas, com os Estados Unidos levando a melhor nos dois confrontos, o último dele 20 anos atrás. Relembre os principais jogos entre as duas seleções.
Derrotas do Brasil em Olímpiadas
2004 – Brasil 1 x 2 Estados Unidos (prorrogação)
20 anos atrás a seleção brasileira fez uma grande campanha e chegou na decisão da medalha de ouro contra as norte-americanas. O Brasil perdeu para as rivais ainda na fase de grupos, pelo placar de 2 x 0, mas conseguiu se recuperar e chegar na final dos Jogos Olímpicos, na revanche contra os EUA.
As brasileiras saíram atrás no placar, porém o empate veio com Pretinha, após grande jogada de Cristiane, levando a partida para a prorrogação.
Porém o sonho dourado chegou ao fim com gol de Abby Wambach, com a equipe comandada por Renê Simões ficando com a prata.
2008 – Brasil 0 x 1 Estados Unidos (prorrogação)
Depois da prata em Atenas, a seleção brasileira teve a chance da revanche em Pequim. Porém mais uma vez a partida foi decidida na prorrogação, dessa vez depois de um empate sem gols no tempo normal.
Carli Lyod foi a autora do gol que garantiu a segunda medalha de ouro para as norte-americanas e a segunda prata consecutiva para o Brasil nas Olímpiadas.
Triunfos marcantes da seleção brasileira
2007 – Brasil 5 x 0 Estados Unidos
O torneio Pan-Americano, disputado em solo brasileiro, rendeu a medalha de ouro ao Brasil, com uma atuação histórica, goleando as rivais com muita festa da torcida do Brasil.
2007 – Brasil 4 x 0 Estados Unidos
Melhor jogadora da história brasileira, Marta comandou uma vitória histórica no futebol feminino, com a seleção goleando as rivais e garantindo vaga na final da Copa do Mundo, contra a seleção da Alemanha, que acabou terminando a competição com o título.