Rebeca Andrade, da ginástica olímpica, conquistou mais uma medalha em Paris ao vencer a prova de solo na manhã desta segunda-feira (05). O resultado foi avaliado pela comentarista Milly Lacombe, que apontou a importância social para a conquista da brasileira.
“A maior atleta olímpica brasileira de todos os tempos é uma mulher negra. E isso importa, representatividade importa. Importa que Rebeca tenha superado dois homens brancos que faziam esporte olímpico, a vela, com 5 medalhas. Agora ela tem 6. Importa que ela seja periférica. Importa porque isso avisa para a gente que com um pouquinho de investimento a gente conquista universos”,avaliou.
Rebeca Andrade e o investimento no esporte
Rebeca Andrade venceu Simone Biles e se tornou a maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas. Segundo Milly, o triunfo pode representar um maior incentivo aos projetos sociais que possam contemplar o esporte brasileiro.
“Viva o Brasil das periferias. Viva as mães pretas, porque sem elas não haveria Rebeca e não haveria Brasil. Viva a cultura das frestas. Viva esse Brasil que representa a gente tão bem, mesmo sendo oprimido em doses tão colossais”. concluiu.
A brasileira se sagrou campeã contra a norte-americana, considerada a número um da ginástica olímpica. Nos últimos Jogos, realizados em Tóquio, Rebeca Andrade faturou o ouro sem a presença de Simone Biles, o que gerou questionamentos sobre o favoritismo em Paris.
“Importa que a Rebeca tenha cantado o hino com orgulho”, concluiu a jornalista.