Facincani palpitou sobre a Copa Libertadores da América, no “Opinião Placar” desta sexta-feira (23), e indicou os favoritos para a grande decisão da competição neste ano.
“Em termos de bola hoje, do que a gente tem visto na Libertadores, a tendência é River Plate e Botafogo fazerem a final”, declarou o jornalista.
Depois de eliminar o Palmeiras de Abel Ferreira nas oitavas de final, o time comandado por Artur Jorge se consolidou ainda mais como um dos favoritos na temporada. Nas quartas, o adversário será o tricampeão SPFC.
Já o River é o grande favorito do outro lado da chave. Tetracampeão, o time argentino é uma das forças do continente e tenta desafiar o domínio dos brasileiros. O embate na atual fase é diante o Colo-Colo, do Chile; se avançar, enfrenta Atlético-MG ou Fluminense na semifinal.
A final será no dia 30 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina, em estádio que ainda será definido pela Conmebol; o Monumental de Núñez, do River, é um dos cotados.
Libertadores vive domínio dos brasileiros nos últimos anos
Apenas clubes do Brasil venceram a competição nas últimas cinco edições: Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021) e Fluminense (2023).
Além do mais, em três oportunidades aconteceu uma final totalmente brasileira: Palmeiras x Santos (2020), Palmeiras x Flamengo (2021) e Flamengo x Athletico Paranaense (2022).
Neste ano, novamente existe uma grande chance da decisão da Libertadores ter um ou dois clubes do Brasil. De oito sobreviventes na competição, cinco são do país verde e amarelo; veja os confrontos das quartas de final (os times da direita decidem em casa a eliminatória):
Fluminense x Atlético-MG
Colo-Colo x River Plate
Botafogo x São Paulo
Flamengo x Penãrol