Em diferentes contextos, Emerson Leão e Tostão elegeram os times que estão entre os mais fortes do futebol brasileiro hoje. Durante o programa Mesa Redonda, no domingo passado, o ex-goleiro exaltou a boa campanha do SPFC comandado por Luis Zubeldía. Se para ele não é uma equipe que dá show, mas, ao mesmo tempo se mostra consistente, difícil de ser batida pelos adversários.
De fato, o Tricolor é uma das gratas surpresas da temporada. Após flertar com o rebaixamento no Brasileirão Série A em 2023, desta vez o time está entre os melhores e é dono da quinta posição com 41 pontos. Além disso, está classificado para as quartas de final da Libertadores e Copa do Brasil.
“O SPFC é uma equipe difícil de ser batida hoje. É verdade, principalmente dentro do Morumbis. Eles arrumaram uma maneira de jogar que às vezes não se torna bonita, mas é eficiente. Para você tornar uma equipe bonita com mais tranquilidade, você tem que ser eficiente. A eficiência no futebol significa vitória”, disse Leão.
Hoje, o Tricolor encara o Atlético, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pelo duelo de ida da Copa do Brasil. Sem Alan Franco e Zubeldía suspensos, Ferraresi deve ser o parceiro de Arboleda na zaga são-paulina.
Diferentemente de Leão, Tostão indica time que apresenta futebol agradável de assistir
Em coluna publicada na Folha de S.Paulo, o lendário Tostão apontou a presença do Botafogo em todos os grandes jogos deste Campeonato Brasileiro. Neste cenário, ele espera mais um duelo plasticamente bonito de acompanhar no próximo sábado, quando o Fogão recebe o líder Fortaleza.
“São dois times que priorizam as jogadas rápidas em direção ao gol”, afirmou.
“O Fortaleza tem mais pausas que o Botafogo, algumas vezes descansa com a bola. O Botafogo não para de correr. O Fortaleza é a equipe que mais jogou durante o ano e a que melhor alterna jogadores, diferentemente de outros clubes brasileiros, que muitas vezes escalam todos os reservas”, acrescentou Tostão.