Leão, Marcos, Zetti e Weverton: os goleiros que fizeram história no Palmeiras
Verdão é reconhecido como uma academia de goleiros e revelou grandes nomes
Não existe no Brasil, talvez no mundo, um clube com tanta tradição de revelar goleiros como a Sociedade Esportiva Palmeiras, que nos 110 anos de história já teve nomes como Leão, Marcos e Zetti.
Atualmente, quem guarda a meta do Verdão é Weverton, que não foi revelado no clube, mas vem fazendo história com a camisa verde.
Nessa tradição, pode-se citar mais alguns nomes que vestiram com louvor a camisa número 1 do Palmeiras, como Oberdan Cattani, Valdir Joaquim de Moraes, Sérgio, Velloso, Gilmar, entre tantos outros.
A lista de goleiros do Palmeiras, na verdade, se tivesse mais linhas por aqui, seria bem extensa, mas vamos ficar com quatro do nosso título, e começamos por aquele mais perfeccionista e determinado: Emerson Leão, de temperamento ‘estourado’, pode ser considerado um dos principais goleiros da história do futebol brasileiro.
Leão foi titular nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, esteve em 1970, com apenas 20 anos de idade, no tricampeonato do Brasil, e também em 1986.
Emerson Leão participou da Segunda Academia de Futebol do Palmeiras, que ainda contava com Ademir da Guia, além de outros gigantes como Luís Pereira, Leivinha e César Maluco.
Com a camisa do Palmeiras, o goleiro fez 621 jogos, sendo o goleiro com maior número de jogos na meta alviverde.
Como se não bastasse, o arqueiro disputou quatro Copas do Mundo, sendo a última em 1986, quando já não atuava mais pelo Palmeiras.
Outro grande nome que surgiu no Palmeiras foi Zetti, campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, que 1983 subiu para os profissionais, foi emprestado para outras equipes e volta em 1987, quando fica até 1990, quando foi negociado com o São Paulo, tendo atuado no total de 98 partidas pelo Verdão.
Era Marcos no Palmeiras marcou todo uma geração de torcedores
Agora vamos dar um pulo para 1999, ano da primeira Copa Libertadores e a descoberta de um Santo: São Marcos, já com 26 anos de idade, surge para fechar a meta do Verdão na conquista da América e marcar uma geração de torcedores.
Com carreira inteiramente dedicada ao Palmeiras, Marcos seria ainda o titular na conquista do pentacampeonato com a seleção brasileira, em 2002. Marcão encerrou sua carreira em 2012, atuando por 533 vezes pelo Verdão.
Com o fim da era Marcos, o Palmeiras teve que buscar goleiros experientes ‘fora’, e aí, em 2018, que chega Weverton, um vencedor, destaque na conquista do Brasileirão daquele ano (venceu também os de 2022 e 2023), e ainda dos Paulistões de 2020, 2022, 2023, 2024, Copa do Brasil de 2020, e o bicampeonato da Copa Libertadores em 2020 e 2021, entre outros.