Juca Kfouri comparou o Botafogo treinado por Artur Jorge em 2024 com o Flamengo multicampeão com Jorge Jesus em 2019, que conquistou Copa Libertadores da América e Brasileirão Série A no mesmo ano – competições que o Glorioso segue vive no ano.
O time carioca eliminou o Palmeiras da Libertadores com um empate por 2 a 2 no Allianz Parque, tendo vencido o jogo de ida por 2 a 1.
O comentarista então citou Luiz Henrique, principal jogador do Botafogo no jogo da ida contra o Verdão, ao lado de outros ídolos do alvinegro do Rio de Janeiro.
“Quem se maravilhou com Manguinha, Nilton Santos, Didi, Mané Garrincha, Gerson, Jairzinho, Amarildo, Roberto, Zagallo, viu hoje, desde o pontapé inicial, Luiz Henrique e companhia começarem a dar show na casa verde”, escreveu Juca Kfouri em sua coluna do UOL Esporte.
Foi então que o jornalista fez a comparação do time comandado por Artur Jorge em relação ao Flamengo de 2019, treinado por Jorge Jesus.
“Como Jorge Jesus fez com o Flamengo em 2019, Artur Jorge faz com o Botafogo em 2024: futebol brasileiro em estado puro. Dois portugueses pousaram no Galeão para reensinar futebol brasileiro sem sotaque europeu.”
Jorge Jesus foi multicampeão no Flamengo
Técnico do Flamengo entre 2019 e 2020, Jorge Jesus deixou o Rubro-Negro com mais títulos do que derrotas. Foram cinco taças conquistadas, sendo as principais delas em 2019, quando foi campeão da Copa Libertadores da América e do Brasileirão, ambos no mesmo final de semana. Em 2020 o português conquistou ainda o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, antes de sair para comandar o Benfica.
Após passar pelo time português ele passou pelo Fenerbahçe, onde foi campeão da Taça da Turquia, e então chegou ao Al Hilal, da Arábia Saudita, onde conquistou cinco títulos em pouco mais de um ano.