Na última quinta-feira (22), o zagueiro Juan Izquierdo sofreu um mal subito no duelo entre SPFC e Nacional pela Libertadores. O jogador uruguaio foi trasladado com urgência ao Hospital Albert Einstein, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória no deslocamento. Com situação de saúde agravada, o defensor recebeu a visita de jogadores do São Paulo, do seu clube e dos seus familiares.
Na noite da segunda-feira (26), o boletim do hospital mostrou notícias desanimadoras. O jogador está internado, dependente de ventilação mecânica e sofre de um quadro neurológico extremamente grave. Na noite de terça-feira (27), a família de Izquierdo e os jogadores do Nacional se reuniram no Hospital Albert Einstein.
No meio da tarde, o técnico Fernando Brusco do Nacional, assim como os pais de Juan Izquierdo se fizeram presentes no hospital. Na sequência, o presidente do clube uruguaio, Alejandro Balbi também se apresentou junto com o restante dos familiares do defensor, delegação do time e alguns atletas do SPFC.
Segundo o jornal “Ovación”, Michel Araújo, compatriota do jogador e que se mostrou sensível ao momento em vários momentos, esteve presente. Além disso, Calleri e Rafinha visitaram o local em busca de dar forças aos parentes do jogador e torcer por uma recuperação breve. Cabe destacar que os torcedores e a imprensa uruguaia têm elogiado o comportamento do São Paulo em situação crítica.
Juan Izquierdo tem 27 anos de idade e atua no Nacional do Uruguai após empréstimo com o Liverpool desde 2022. O jogador não é um dos titulares absolutos, mas estava recebendo maiores oportunidades para defender o clube. O jogador foi revelado pelo Atlético Cerro do Uruguai, mas também acumula passagens pelo Peñarol e o Montevideo Wanderers, além de uma curta fase no Atlético San Luís do futebol mexicano.