Home Futebol John Textor está na Inglaterra para fechar a aquisição do Everton; acordo pode sair em breve

John Textor está na Inglaterra para fechar a aquisição do Everton; acordo pode sair em breve

Negociações avançam e acordo deve ser fechado até o fim da semana; dono da SAF do Botafogo busca participação majoritária em clube inglês

Stefani Couto
Jornalista apaixonada pelo mundo dos esportes e pelas histórias que ele carrega. Com formação em Jornalismo pela Unifran e atualmente me aprofundando no universo do Jornalismo Esportivo em minha pós-graduação, busco sempre ir além das manchetes e trazer os detalhes que fazem toda a diferença.
Empresário John Textor (Reprodução/Vítor Silva/Botafogo)

Empresário John Textor (Reprodução/Vítor Silva/Botafogo)

John Textor e o atual proprietário do Everton, Farhad Moshiri, devem chegar a um acordo sobre a aquisição do clube inglês até o final desta semana. O norte-americano, que já possui participações no Crystal Palace, Lyon, Botafogo Molenbeek, recebeu exclusividade da Blue Heaven Holdings, a empresa que detém o Everton.

A possível aquisição do Everton por John Textor ganhou força após o Friedkin Group ter se retirado das negociações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Empresário se reúne com Farhad Moshiri para concluir compra do Everton

O Friedkin Group emprestou £200 milhões ao Everton durante a tentativa de aquisição e o clube inglês ainda precisa reembolsar esse valor. Textor chegou a Londres na terça-feira e viajou para Liverpool na quarta-feira para se encontrar com Moshiri. De acordo com fontes próximas, as partes indicam que podem fechar um acordo nos próximos dias.

Contudo, os termos da nova proposta são os mesmos da oferta feita anteriormente em 1º de junho. O dono do Botafogo acredita que o financiamento para o novo estádio do Everton, em Bramley-Moore Dock, pode permitir que ele adie a conclusão da aquisição até janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uma possível complicação é a necessidade de Textor vender suas ações de 45% no Crystal Palace para cumprir as regras da Premier League. Josh Harris e David Blitzer, que já possuem 18% de participação no Palace, fizeram uma oferta de £100 milhões, contudo, a rejeitaram. Três outros investidores, incluindo um do Oriente Médio e um grupo dos EUA apoiado por celebridades esportivas, também demonstraram interesse em adquirir as ações de Textor.

Além disso, na semana passada, Steve Parish, presidente do Palace, afirmou que não impedirá Textor de seguir com a negociação. De acordo com o mandatário, o empresário norte-americano deseja um controle total sobre um clube, o que não se encaixa nos planos atuais do Palace. “Estamos ajudando-o a seguir em frente”, disse Parish à BBC.

Better Collective