Jairzinho faz revelação sobre histórico Botafogo x Palmeiras pela Libertadores
Campeão mundial pela seleção brasileira foi carrasco do Verdão em jogo pela competição continental nos anos 1970
Jairzinho revelou que, em 1973, quando marcou o gol do Botafogo que eliminou o Palmeiras da Copa Libertadores da América daquele ano, fez a promessa de “meter gol” no Alviverde em provocação ao ex-goleiro Emerson Leão.
O Furacão do Tri, campeão mundial pelo Brasil em 1970, explicou em entrevista ao Ge sua conversa com o então arqueiro do Alviverde.
“Eu estava dizendo para ele ‘você lembra que eu te falei que ia meter gol e ia ganhar de você?’ Eu falei para ele, que no Rio ia meter gol e ganhar dele. Não deu outra. Fiz um golaço”, relembrou Jairzinho, que seguiu:
“O Leão tinha uma personalidade forte, ele falou algumas coisas que não me agradaram e eu respondi. Respondi com gols, que é melhor ainda.”
O confronto de 1973 se resolveu somente após decisão na terceira partida, já que cada time venceu um duelo. O ex-atacante, entretanto, resolveu o jogo final e tirou o time paulista da competição continental.
“Tinha essa carga. O primeiro jogo foi 2 a 0 Botafogo, o segundo 3 a 2 Palmeiras. Aí teve o jogo extra, com essa carga, a pressão de ter perdido o título dois meses antes”, destacou Jairzinho, que comparou momento com a atual rivalidade entre Botafogo e Palmeiras.
“Essa pressão está igual a hoje, que vai jogar tentando tirar o Palmeiras da Libertadores com o peso de ter perdido o título Brasileiro.”
Jairzinho foi carrasco do Palmeiras
O Botafogo venceu o Palmeiras no dia 29 de março de 1973, no Maracanã, para mais de 88 mil torcedores presentes no estádio. Os gols da partida foram de Ademir da Guia, para o Alviverde, e de Luís Pereira (contra) e Jairzinho, que classificou o Glorioso e eliminou a equipe paulista.