Fortaleza, líder do Brasileirão Série A, tem folha salarial menor que o Santos na Série B; veja valores
O time de Vojvoda gasta por volta de 7 milhões em salários, enquanto o Peixe investia aproximadamente 10 milhões por mês no início do ano
O Fortaleza terminou a rodada 24 do Brasileirão Série A na liderança da competição. O time de Vojvoda possui um trabalho coletivo espetacular e desperta a inveja de muitos adversários ao bater de frente com clubes que investiram centenas de milhões em reforços, como Flamengo e Botafogo.
Além dos investimentos modestos, a folha salarial do Fortaleza é completamente desproporcional quando comparada aos concorrentes da primeira divisão e até mesmo clubes que estão na Série B, como é o caso do Santos.
No início do ano, informações do “Diário do Nordeste” davam conta de que o valor da folha salarial do Fortaleza seria de 7 milhões de reais, com poucas alterações no elenco com relação ao time de 2023.
Dentro da primeira divisão, esse valor é mínimo, estando abaixo da média da maioria dos times, que fica entre 10-20 milhões. O Corinthians, por exemplo, gastava no início do ano 22 milhões mensais com salários e com pouco retorno dentro de campo.
Santos gasta muito mais que o Fortaleza na Série B
Como comparação, o Santos, que disputa a Série B do Brasileirão e busca o retorno para a elite, possui uma folha salarial muito mais inchada que a do Fortaleza.
Segundo informações trazidas pelo próprio presidente do Santos, Marcelo Teixeira, no início do ano, o salário dos atletas seria de 7,7 milhões de reais. Porém, ao todo, com outros gastos da folha, o valor alcançava incríveis 10 milhões.
O motivo disso eram os atletas que estavam emprestados ou afastados e que possuíam altos custos envolvidos. Nos últimos meses, a situação certamente se alterou, porém, o Peixe provavelmente deve seguir tendo uma folha salarial muito maior do que o Fortaleza.
A grande “palavra-chave” para entender a diferença entre Santos e Fortaleza é eficiência. Enquanto o time de Vojvoda faz maravilhas na primeira divisão enfrentando times com a folha salarial 4 vezes maior, como o caso do Flamengo, o Peixe gasta muito e gasta mal.