PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Fórmula 1 hoje: McLaren vai comemorar os 50 anos de título mundial de Emerson Fittipaldi

Fórmula 1 hoje: McLaren vai comemorar os 50 anos de título mundial de Emerson Fittipaldi

Brasileiro foi bicampeão da F1 pela equipe inglesa em 1974; Primeira conquista veio na Lotus

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Emerson Fittipaldi pilota o McLaren M23 em evento de carros históricos
(Divulgação/McLaren Automotive)

Emerson Fittipaldi pilota o McLaren M23 em evento de carros históricos (Divulgação/McLaren Automotive)

Emerson Fittipaldi está marcado na história do automobilismo brasileiro e na F1. A prova disso é que a McLaren vai comemorar os 50 anos da conquista do bicampeonato do brasileiro de 1974 pelo time de Woking. A homenagem virá na categoria The Quail do McLaren Trophy America no próximo dia 16 de agosto. O evento se dará na cidade californiana de Monterey.

O modelo McLaren M23 que levou Fittipaldi ao título estará em exibição, durante o Monterey Car Week 2024. Naquele campeonato mundial, o brasileiro foi companheiro do neozelandês, Denny Hulme.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eles levaram o time ao seu primeiro título de construtores. Dois anos antes, Emerson havia se tornado o campeão mundial de F1 mais jovem da história.

Emerson Fittipaldi na categoria

O piloto estreou na F1 em 1970 no GP da Inglaterra em Brands Hatch. Seus primeiros pontos vieram naquele mesmo ano na etapa da Alemanha em Hockenheim. A primeira conquista veio pela Lotus em 1972.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na temporada de 1975, de maneira surpreendente, ele deixa a McLaren para fundar sua própria equipe, a Copersucar-Fittipaldi.

O time brasileiro disputou a Fórmula 1 até 1980, quando o bicampeão, também deixou o campeonato para se aventurar na Fórmula Indy. Pela F1 foram 144 largadas com 14 vitórias, 35 pódios e seis pole positions.

Sobre a McLaren, equipe que faz parte da Fórmula 1 hoje

Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o grupo é formado pela McLaren Automotive, que constrói à mão supercarros leves e com eles compete em séries globais, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC); e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, na série INDYCAR, na Fórmula E, na Extreme E e na F1 Academy. Além de modelos para corrida, a empresa também desenvolve carros de rua.

PUBLICIDADE
Better Collective