Fórmula 1 hoje: Alpine “sobe” Jack Doohan para temporada 2025
Equipe francesa completa dupla de pilotos na F1 e anuncia filho de campeão mundial de motovelocidade
A Alpine anunciou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 23 de agosto, na Fórmula 1, a promoção do australiano Jack Doohan para piloto titular do time de Eastone em 2025. Ele será companheiro de Pierre Gasly e vai ser substituto de Esteban Ocon que acertou com a Haas. A duração do novo contrato de Doohan não foi revelada.
“Estou muito feliz pela promoção no time e agradecido pela confiança deposita em mim”, comemorou o piloto de 21 anos, filho do pentacampeão mundial da motovelocidade, Michael Doohan.
Jack está no programa de jovens pilotos da Alpine, desde 2022, quando veio da academia da Red Bull. Nas categorias de base, ele disputou os campeonatos das Fórmulas 2 e 3.
Além disso, desde que chegou ao time francês ele participou de seis primeiros treinos livres: México e Abu Dhabi (2022 e 2023) e Canadá e Inglaterra (2024).
“Estamos muito contentes de promover Jack para o ano que vem, e além disso, esta é uma oportunidade para ele mostrar todo seu talento”, comentou Oliver Oakes, novo chefe de equipe da Alpine.
Nova equipe de Jack Doohan, Alpine passa por mudanças
Além das chegadas de Oakes e Doohan, a equipe francesa contratou o italiano Flavio Briatore como consultor técnico. Boatos na imprensa dão conta de uma possível venda do time ou, no mínimo, uma troca dos motores Renault pelos da Mercedes.
F1 tem poucas vagas abertas
Com a Alpine anunciando Jack Doohan na Fórmula 1, hoje, a categoria diminui as vagas restantes para a próxima temporada. Oficialmente, sobram as vagas da Mercedes ao lado de George Russell (com muita possibilidade de ir para Andrea Kimi Antonelli), na Racing Bulls Yuki Tsunoda também espera por um companheiro, e por último, a Audi/Sauber ainda não se decidiu quem vai estar ao lado de Nico Hulkenberg.
No caso da Audi, tanto Felipe Drugovich, quanto Gabriel Bortoleto tem seus nomes especulados para assumirem assentos na F1. No lado de Bortoleto, Fernando Alonso, empresário do brasileiro, já confirmou negociações em andamento.