A partir das 16h00 deste domingo (11), Dia dos Pais, Flamengo e Palmeiras se enfrentam no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O clássico nacional, que marca o terceiro confronto entre os dois clubes nos últimos 12 dias, compõe a 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
A equipe carioca ocupa o terceiro lugar na tabela somando 40 pontos, três acima do Verdão, que vem logo atrás na quarta posição. O Botafogo é o líder com 43 pontos.
No meio de semana, Palmeiras e Flamengo jogaram no Allianz Parque, em São Paulo, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Os donos da casa anotaram 1 x 0 no placar, mas acabaram sendo eliminados da competição, já que no duelo de ida, disputado no Maracanã, os rubro-negros haviam vencido por 2 x 0.
Flamengo x Palmeiras: quem mais venceu na história do confronto?
Segundo o site oficial do Palmeiras, os dois rivais já se enfrentaram em 130 oportunidades e o retrospecto é favorável ao time alviverde, que venceu 49 vezes contra 44 triunfos do clube carioca, mais 37 partidas que terminaram com igualdade no marcador.
O Verdão assinalou 206 gols contra o Rubro-Negro, que balançou 190 vezes as redes adversárias, o que resulta num saldo positivo de 16 tentos a favor da equipe palestrina.
Pelo Campeonato Brasileiro foram 73 confrontos em toda a história e o retrospecto é totalmente equilibrado com 23 vitórias para cada lado, além de 28 empates.
O marcador mais elástico a favor do Flamengo é de 6 x 2 e aconteceu duas vezes: pelo Torneio Rio-São Paulo de 1958 e depois no Campeonato Brasileiro de 1980.
Por sua vez, a partida que registrou a maior goleada do Palmeiras sobre o rival carioca foi em fevereiro de 1951 no estádio do Pacaembu, na capital paulista, pelo Torneio Rio-São Paulo, com placar de 7 x 1 e quatro gols do atacante Liminha.
O primeiro duelo entre as duas equipes aconteceu em 24 de março de 1929, em amistoso disputado na Rua Paysandú, no Rio de Janeiro, e o Flamengo superou o então Palestra Itália (atual Palmeiras) pelo placar de 1 x 0.
Tem um favorito? 👀 https://t.co/fnGQJW0SUH
— Torcedores.com (@Torcedorescom) August 10, 2024