O destino do meia James Rodríguez foi confirmado oficialmente nesta segunda-feira (26). Após rescindir seu contrato com o São Paulo, o colombiano foi anunciado pelo Rayo Vallecano, da Espanha.
O meia defenderá seu segundo clube no futebol local. Pelo Real Madrid, disputou a LaLiga em quatro temporadas, faturando o título em 2016/2017 e 2019/2020. No total, o atleta ex-Tricolor Paulista atuou em 85 partidas na competição, somando 29 gols e 28 assistências.
James despertava interesse de equipes espanholas desde o mês passado, quando foi eleito o melhor jogador da Copa América. Titular absoluto da Colômbia, levou sua seleção à final, mas perdeu para a Argentina na prorrogação. Mais recentemente, foi especulado no River Plate, da Argentina.
O último jogo por clubes disputado pelo atleta foi somente em abril, no empate por 0x0 entre Palmeiras e São Paulo. Fora dos planos do técnico Luis Zubeldía, o meia passou a negociar sua rescisão com o Tricolor.
O jogador deu um grande salto em sua carreira em 2014. Destaque e artilheiro da Copa do Mundo, foi contratado pelo Real Madrid por 80 milhões de euros (aproximadamente R$ 490 milhões na cotação atual) e já assumiu a camisa 10. Após uma primeira temporada promissora, com 17 gols e 18 assistências em 46 embates, caiu de produção e nunca rendeu o esperado na equipe merengue.
Após passagens sem sucesso por Bayern de Munique, da Alemanha, Everton, da Inglaterra, Al-Rayyan, do Catar, e Olympiacos, da Grécia, James foi anunciado pelo Tricolor Paulista em julho de 2023. Novamente sem brilho, não deixou saudades ao registrar somente dois tentos e quatro assistências em 22 jogos.
No Rayo Vallecano, o colombiano terá a missão de conduzir a equipe a uma boa temporada em seu ano de centenário. Em duas partidas longe de seus domínios na LaLiga, venceu a Real Sociedade por 2×1 na estreia e empatou por 0x0 contra o Getafe no fim de semana. A expectativa é de que o meia não esteja à disposição para o duelo em casa diante do Barcelona nesta terça-feira (27), às 16h30.