Entenda porque a Austrália usa verde e amarelo nos esportes
País da Oceania tem o azul e o vermelho como predominantes em sua bandeira; nação é a quarta colocada no quadro de medalha nas Olimpíadas
A Austrália sempre chama atenção dos torcedores em competições como as Olimpíadas por conta dos uniformes de sua delegação. Elas são, oficialmente, nas cores verde e amarelo, mas a bandeira australiana tem o azul e o vermelho de maneira predominante. Então, por que essa diferença, em termos esportivos, acontece?
A resposta tem a ver com a flora do país da Oceania: trata-se de uma homenagem a uma planta chamada acácia dourada, cujo nome cientifico é acacia pycnantha. O vegetal é de flores amarelas e folhas com um verde bem escuro e os primeiros uniformes nestas colorações datam de cerca de 1800 com o time de críquete, esporte muito tradicional nos países de colonização britânica.
Até que, em 1984, o verde e o amarelo foram proclamados oficiais da Austrália pelo Governador Geral, Sir Ninian Stephen.
“O ouro evoca imagens das praias da Austrália, da riqueza mineral, das colheitas de grãos e da lã australiana. O verde evoca as florestas, os eucaliptos e as pastagens da paisagem australiana. Verde e dourado também são as cores do emblema floral nacional da Austrália, a acácia dourada”, explica o governo, em um tom mais “poético”.
País está em quarto lugar nas Olimpíadas
Em termos de Olímpiadas de Paris 2024, a delegação também verde e amarela está na quarta colocação do quadro de medalhas com oito ouros, seis pratas e cinco bronzes, o que dá a soma total de 19 medalhas, até o momento. Vale lembrar que a Austrália já sediou por duas vezes os Jogos: em Melbourne (1956) e Sydney (2000). Depois de Los Angeles 2028, o megaevento volta a ser em território australiano. A cidade de Brisbane será a sede da edição de 2032.