Corinthians quer manter invencibilidade no ano sem Yuri Alberto; entenda
Timão não foi derrotado nas partidas da atual temporada que atuou sem o camisa 9 alvinegro
No próximo domingo (4), o Corinthians recebe o Juventude na Neo Química Arena às 16h, em jogo válido pela 21ª rodada do Brasileirão. Para esse confronto o técnico Ramón Diáz não poderá contar com Yuri Alberto, em recuperação após cirurgia para retirada de pedra na vesícula.
Apesar de não contar com seu artilheiro do ano, o Timão irá para a partida do Campeonato Brasileiro buscando manter uma importante marca na temporada. Isso porque a equipe alvinegra não sofreu nenhuma derrota nos jogos em que não pode contar com camisa 9 em campo.
Foram seis jogos disputados sem o centroavante, com três vitórias e três empates. Nestas partidas o Corinthians marcou nove gols marcados e sofreu dois.
Jogos do Timão sem Yuri Alberto na temporada
- 22/02/24 – Copa do Brasil – Cianorte 0 x 3 Corinthians (fora dos relacionados)
- 10/03/24 – Paulistão – Água Santa 0 x 0 Corinthians (fora dos relacionados)
- 28/04/24 – Brasileirão – Corinthians 3 x 0 Fluminense (tendinite)
- 01/05/24 – Copa do Brasil – América-RN 1 x 2 Corinthians (tendinite)
- 04/05/24 – Brasileirão – Corinthians 0 x 0 Fortaleza (tendinite)
- 23/06/24 – Brasileirão – Athletico Paranaense 1 x 1 Corinthians (suspenso pelo 3º cartão amarelo)
Desfalque do camisa 9 em jogos decisivos
Se confirmar o prazo estimado pelo Corinthians, Yuri Alberto só deverá estar à disposição de Ramón Díaz no mês de setembro. Dessa forma, o centroavante ficaria fora do jogo de volta da Copa do Brasil, valendo vaga nas quartas de final da competição e também dos dois confrontos contra o Red Bull Bragantino nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, que acontecem nos dias 12 e 20 de agosto.
Além disso, Yuri desfalcaria o clube em quatro partidas do Brasileirão, sendo:
- Juventude (04/08)
- Red Bull Bragantino (10/08)
- Fluminense (17/08)
- Fortaleza (25/08)
Disputa aberta no ataque do Timão
Yuri Alberto é o artilheiro isolado do clube na temporada, com 16 gols marcados em 37 partidas, uma média de 0,43 por jogo. Ángel Romero, com 11, é o vice-líder, com Garro, Cacá e Wesley na 3ª colocação, empatados com três.
A expectativa é sobre quem será escolhido por Ramón Diáz para substituir o centroavante nas próximas partidas. Giovane deverá ser o titular contra o Juventude, com Wesley sendo seu companheiro de ataque, já que Romero está suspenso pelo 3º cartão amarelo.
Já para o duelo de volta contra o Grêmio na Copa do Brasil, além do paraguaio e dos dois atletas citados acima, nomes como Pedro Raul e Pedro Henrique podem entrar na disputa pelo comando de ataque do Corinthians.
Chance de mudança tática nas próximas partidas?
Desde que chegou ao Corinthians, Ramón Díaz vem utilizando esquemas com dois atacantes. Porém sem Yuri Alberto, o treinador pode optar por ter apenas um atacante, optando por fortalecer a criação de jogadas no meio de campo. Neste caso Igor Coronado e Breno Bidon disputariam uma vaga ao lado de Rodrigo Garro.
Considerando as formações já testadas pelo treinador poderíamos ter o Timão atuando tanto com três zagueiros como em um esquema com três volantes e dois meias nos próximos compromissos.