Casagrande aponta treinador que “passa do ponto” no futebol brasileiro
Comentarista fez comparação envolvendo a postura de Tite no trabalho à frente do Flamengo
Walter Casagrande avalia que Renato Gaúcho, após o Grêmio perder para o Bahia, se equivocou na coletiva de imprensa. Sem papas na língua, o técnico não aliviou ao ser questionado por um jornalista, motivo pelo qual ressaltou sua grande experiência. Sem tolerar os profissionais que desejam “discutir futebol com quem tem 30 anos de futebol”, o comandante do Tricolor foi bastante duro no posicionamento.
“O Renato passa do ponto quase sempre. Tanto nas vezes que ele fica debochando quando o time dele ganha ou quando ele está irritado com o jornalista que fez a pergunta. O Renato é desse jeito desde quando jogava futebol.”, disse o comentarista, no Fim de Papo, do UOL Esporte.
“O Renato, quando vai dar entrevista, é esse tipo de comportamento. Se ele está certo ou errado, é outra discussão. Eu acho que ele está errado nessa entrevista. Ele passou do ponto, foi até mal-educado e grosseiro com o jornalista.”, acrescentou o comentarista.
Na visão de Casagrande, Renato Gaúcho aceita críticas apenas de ex-jogadores presentes na mídia esportiva. Porém, o comportamento não é visto de forma maldosa, já que o ídolo do Grêmio nunca escondeu o modo totalmente sincero.
“O Renato passa do ponto. É daqueles caras que acham que o jornalista não entende nada. Só quem jogou que entende. É aquele cara que aceita mais uma crítica de um comentarista ex-jogador do que um comentarista que é jornalista. Ele é autêntico e verdadeiro. Ele é isso daí na vida toda.”, afirmou Casagrande.
Casagrande vê diferença entre Renato Gaúcho e Tite
Em outro ponto de vista, Casagrande avalia que Tite, diferentemente de Renato Gaúcho, tem o costume de atuar nas coletivas. Isso porque o técnico do Flamengo, em sua percepção, quer externar uma imagem de “bonzinho”, mas não deixa de questionar o trabalho dos jornalistas.
“Mas, em relação ao Tite, o Renato é desse jeito e sempre foi. Ele é autêntico. Você vai fazer a pergunta e sabe que isso pode acontecer. No caso do Tite, eu acho que tem uma ‘capa’. É atuação. O Tite e o ‘Titinho’ atuam em uma entrevista coletiva. O Tite fica deslizando. Transfere a responsabilidade da pergunta para o cara.”
“O Renato não gostou da pergunta e ficou discutindo. O Tite, não. O Tite atua. Parece que ele é bonzinho e legal. Mas ele está criticando do mesmo jeito. As duas entrevistas são as mesmas. O Renato errou, foi mal educado, mas foi autêntico e verdadeiro. O Tite fez a mesma coisa que o Renato, mas ficou atuando e deslizando na frente dos jornalistas.”, opinou.