A Bundesliga, como é chamado o Campeonato Alemão, teve início ontem (23), com o Bayer Leverkusen, grande atração da temporada passada, vencendo o Borussia Mönchengladbach por 3 a 2, com gols de Xhakae Wirtz (2).
Na atual edição da competição, teremos oito jogadores brasileiros espalhados entre as 18 equipes. Destes, apenas o Eintracht Frankfurt, com dois atletas, tem mais que um brasileiro no plantel.
O gigante Bayern de Munique, maior campeão da competição, não conta com nenhum jogador da seleção pentacampeã do mundo.
Além do Eintracht Frankfurt, outras seis equipes contam com um atleta brasileiro: Bayer Leverkusen, Bochum, Borussia Dortmund, Heidenheim, St. Pauli e Wolfsburg.
Destaque para o St. Pauli, que retorna à primeira divisão alemã depois de 13 anos, após ser campeão da “segundona” na última temporada. O clube tem o centroavante Maurides, ex-Internacional, Atlético-GO e Figueirense.
Entre os jogadores, o mais famoso é o lateral-direito Yan Couto, que foi convocado para a seleção brasileira algumas vezes, incluindo a última Copa América. Ele foi contratado no mês passado pelo clube alemão.
Os brasileiros que estarão na Bundesliga na temporada 2024/25
Eintracht Frankfurt: Kauã Santos e Tuta
Bayer Leverkusen: Arthur
Bochum: Bernardo
Borussia Dortmund: Yan Couto
Heidenheim: Léo Scienza
St. Pauli: Maurides
Wolfsburg: Rogério
Premier League é a liga europeia com mais brasileiros
Se considerarmos as cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, França, Espanha, Itália e Alemanha), a Premier League (Campeonato Inglês) é quem mais tem representantes. São 30 ao todo, divididos em 16 clubes.
Com 16 brasileiros, o Campeonato Italiano é a segunda liga que mais tem brasileiros. Depois, aparece a liga da França, com 15 representantes e a espanhola, com 13.
Então, a Alemanha, com oito atletas nascidos no Brasil, é quem tem menos representantes entre as principais ligas do velho continente.