Argentina lidera jogadores estrangeiros no Brasileirão Série A; veja o ranking
Campeonato Brasileiro conta com mais de 100 jogadores que não nasceram no Brasil; veja todos os países com representantes
O Brasileirão Série A cresceu de forma significativa o número de estrangeiros nas últimas duas temporadas, após a mudança na regra que aumentou o número permitido de estrangeiros por partida.
Sempre muito presente por aqui, a Argentina é o país estrangeiro com mais atletas atuando na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, com 41 ao todo.
Abaixo aparece o Uruguai, com 26 jogadores. Depois, Colômbia e Paraguai também estão bem representados, com 17 e 10 jogadores, respectivamente. Dos países que fazem parte da Conmebol, o único que não tem nenhum representante é a Bolívia.
Do continente europeu, temos três representantes: Payet (França), Tobias Figueiredo (Portugal), e Braithwaite (Dinamarca).
Ao todo, temos jogadores de 14 nacionalidades diferentes, somando 123 estrangeiros no Brasileirão, até agora. Esse número pode aumentar ou diminuir nos próximos dias, já que a janela de transferências ainda está aberta.
Os países com mais estrangeiros no Brasileirão Série A
- Argentina – 41 jogadores
- Uruguai – 26
- Colômbia – 17
- Paraguai – 10
- Chile – 8
- Equador – 8
- Venezuela – 6
- Angola – 1
- Costa Rica – 1
- Dinamarca – 1
- França – 1
- Peru – 1
- Portugal – 1
- República Democrática do Congo – 1
Time com mais jogadores estrangeiros
Se pegarmos os clubes do Campeonato Brasileiro, o Grêmio, agora com Braithwaite, é o time que mais teve estrangeiro nessa edição do Brasileirão, com 11 jogadores. Em seguida aparecem Atlético-MG, Botafogo e Internacional, com nove gringos cada.
Por outro lado, o time que menos tem estrangeiro é o Juventude, com apenas o equatoriano Ronnie Carrillo. Cuiabá e Vitória, com dois jogadores cada, aparecem também entre os times com menos atletas nascidos em outros países.
Top-10 dos clubes com mais estrangeiros no Brasileirão 2024:
- Grêmio – 11 jogadores
- Atlético-MG – 9
- Botafogo – 9
- Internacional – 9
- Athletico-PR – 8
- Atlético-GO – 8
- Fortaleza – 8
- São Paulo – 8
- Vasco – 8
- Cruzeiro – 7