Botafogo x Palmeiras terá árbitro que foi afastado pela Conmebol; entenda o caso
Jogo das oitavas da Libertadores entre Glorioso e Verdão vai ser apitado por uruguaio de polêmica em Brasil x Argentina
Botafogo e Palmeiras entram em contagem regressiva para o primeiro embate decisivo nas oitavas de final da Copa Libertadores. Se os dois times vão para o compromisso na bronca com as arbitragens dos últimos jogos, a Conmebol não aliviou e definiu um árbitro foi afastado em 2021 após grande polêmica.
A entidade que organiza o torneio continental escalou o uruguaio Esteban Ostojich para a partida Botafogo x Palmeiras no Nilton Santos nesta quarta (14). No entanto, o árbitro esteve envolvido em grande polêmica há pouco menos de três anos atrás.
Ostojich comandou o VAR no duelo entre Brasil e Argentina, na casa dos argentinos, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, Otamendí acertou um forte cotovelada em Raphinha, que levou cinco pontos em corte na boca.
O problema é que o árbitro que vai comandar Botafogo x Palmeiras sequer chamou Andres Cunha, que árbitro em campo, para revisão do lance por possível cartão vermelho. Tal atitude gerou reclamação da CBF e fez a Conmebol afastar a dupla.
Botafogo x Palmeiras na Conmebol Libertadores vai ser disputado após reclamações com arbitragem
Agora com árbitro polêmico escalado para o confronto de ida das oitavas de final da Libertadores, Glorioso e Verdão fizeram série de reclamações por decisões do apito em seus últimos jogos.
Apesar dos dois clubes questionarem com recorrência as arbitragens, a Copa do Brasil gerou protestos mais acintosos. No caso do Botafogo, a bronca fica por conta da expulsão de Gregore no segundo jogo contra o Bahia, que acabou com eliminação no torneio.
Pelos lados do Palmeiras, a Copa do Brasil também rendeu revolta da comissão técnica palmeirense. Após vencer o Flamengo no segundo jogo, mas ser eliminado, o auxiliar João Martins criticou Anderson Daronco, afirmando que o árbitro marcava falta para ‘descansar’ no jogo.
Porém, as reclamações do Palmeiras aumentaram no último domingo (11), após novo jogo da equipe paulista o Rubro-Negro. Na entrevista coletiva depois do embate, Abel Ferreira manifestou revolta pelo VAR não ter recomendado revisão em lance polêmico de Pulgar em Richard Ríos. O técnico português fez fortes declarações.
Agora, Botafogo e Palmeiras se preparam para começar a decisão das oitavas de final da Libertadores nesta quarta (14). A bola rola no duelo entre Glorioso e Verdão no Nilton Santos a partir das 21h30 (de Brasília). O jogo de volta, no Allianz Parque, está previsto para a quarta-feira seguinte (21), também ás 21h30 (de Brasília).