Bia Haddad estreia com vitória no WTA 1000 de Toronto; veja como foi
Bia voltou das Olimpíadas e venceu Marie Bouzkova de virada na quadra dura no Canadá
Bia Haddad estreou com vitória na volta ao circuito da WTA, depois de jogar as Olimpíadas de Paris no tênis. Nesta quarta-feira, 7 de agosto, Bia bateu a tcheca Marie Bouzkova por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/3 e 7/6 em 3h19 de partida. O jogo foi válido pela primeira rodada do WTA 1000 de Toronto. Agora, a brasileira espera quem sai vencedora do confronto entre a britânica Katie Boutler e a norte-americana Bernarda Pera. Essa foi a quarta vitória de Bia Haddad, sobre a adversária dessa quarta.
O jogo de Bia Haddad
A brasileira pressionou o serviço da adversária desde o primeiro ponto e obteve a primeira quebra do jogo no terceiro game. Apesar de ver Bouzkova dar a resposta imediatamente e empatar o placar, ela conseguiu superar o saque da rival pela segunda vez e abriu vantagem.
Com 5/4 e saque, Bia Haddad se complicou e a tcheca cresceu em quadra. Destaque negativo para os baixíssimos 27% de aproveitamento nos pontos ganhos com o segundo serviço, levando a melhor em apenas quatro dos 15 lances disputados, além de cinco duplas faltas cometidas, segundo dados oficiais da WTA.
Bia iniciou a segunda parcial levando um susto, precisando salvar break-point ainda no segundo game, mas depois disso o cenário mudou e ela passou a dominar o jogo. Mais à vontade e menos errática, a brasileira obrigava a adversária a correr para todos os lados e era mais agressiva. Assim, quebrou o saque de Bouzkova duas vezes e não foi mais incomodada no seu serviço.
Mantendo o embalo do set anterior, Haddad Maia começou a parcial decisiva também na frente, com uma quebra já no game de abertura. A vantagem acabou não durando muito, pois a tcheca buscou o empate no quarto game, depois de ver a brasileira salvar três break-points pouco antes.
O jogo foi se encaminhando para o fim, o roteiro do primeiro set parecia se repetir e seguiu rigorosamente os mesmos aspectos de drama. Bia conseguiu nova quebra no sétimo game, sacou para o jogo no décimo, teve match-point (desperdiçado com dupla falta) e acabou permitindo nova reação da tcheca, que lutou por cada bola e levou a decisão para o tiebreak.
No desempate, foi a vez de Bouzkova dar uma dupla falta de presente, permitindo que Bia saltasse na frente com 5-0. Com tamanha vantagem, bastou à brasileira administrar o resultado até o fim e fechar o jogo com um belo lob. Apesar da vitória, as estatísticas de saque da canhota paulista ligam um alerta. Ela colocou 68% do primeiro saque em quadra, venceu menos da metade dos pontos com o segundo serviço (43%), cometeu oito duplas faltas e não disparou um único ace.