O primeiro time a conquistar acesso no Brasileirão Série D 2024 foi definido neste sábado. O Anápolis conseguiu a vaga ao vencer nos pênaltis, em jogo que terminou empatado por 3 a 3 no tempo normal, o Iguatu e terá sua vaga na Série C em 2025 garantida.
Na partida de ida, também empate por 1 a 1. O que daria ao hipotético vencedor desta partida o acesso. Logo no primeiro minuto de partida, a equipe goiana abriu o placar com Gonzalo, mas tomando o empate com nove minutos, no gol marcado por Otacílio Marcos.
Seria o prenúncio de um jogo marcado por muita emoção. A virada do Iguatu veio com Hebert, aos 19 da primeira etapa, mas Gonzalo empataria novamente ao 25. A partida era muito disputada, com chances de gol, briga pela bola e tensão na busca pela vaga na Série C da próxima temporada.
No segundo tempo, a intensidade seguiu forte e, aos 32, Cardoso colocou o Anápolis novamente na frente do placar. O resultado daria a vaga para o time goiano, mas nos acréscimos, os cearenses empataram novamente com Max Oliveira, em gol que precisou do VAR para ser validado, devido a uma suposta mão na bola.
A confusão ao final do jogo resultou na expulsão de dois jogadores (Marcão, dos goianos, e Wesley, da equipe cearense) e o empate fez com que a classificação fosse decidida nos pênaltis. Nelas, o Anápolis, teve aproveitamento de 100% e o Iguatu perdeu uma da cobranças com Pedrinho, assim dando ao Tricolor da Boa Vista o acesso à Série C.
Foi em 2008 a última vez que o Anápolis jogou o Brasileirão Série C, que era jogado em outro formato. A conquista dos goianos ainda tem maior impacto diante de uma série de problemas e obstáculos que o time enfrentou durante a temporada, como trocas de técnico, sendo treinado por Luiz Carlos Winck e Hemerson Maria antes de Ângelo Luiz assumir o cargo e obter o acesso,
Ainda há mais três vagas a serem disputadas nas quartas de final da Série D, estas por Maringá x Inter de Limeira, Treze x Itabaiana e Brasiliense x Retrô. Os vencedores das partidas, além do acesso, estão nas semifinais da quarta divisão nacional, onde já está a equipe goiana.