Aos 32 anos, Neymar se tornou referência de parte da nova geração de jogadores do futebol brasileiro e até mundial. Entre as novas joias que surgiram nos últimos anos, alguns já declararam ter o camisa 10 como ídolo nos gramados.
Vinícius Júnior, um dos favoritos ao prêmio da Bola de Ouro em 2024, tem Ney como amigo pessoal e o elogia com frequência:
“Quando você vira amigo do seu ídolo e ele vem passar o dia com você. ‘Nunca desista dos seus sonhos’ nunca fez tanto sentido. Obrigado por tanto e te amo”, disse a estrela do Real Madrid em post no ano passado.
Rodrygo, outro grande nome do Real, também sempre encontra uma oportunidade de exaltar o ex-Barcelona e PSG:
“Sempre que eu for falar do Neymar, eu vou falar com um sorriso no rosto, com um brilho nos olhos. É o meu ídolo, é o cara que eu mais gosto de assistir jogando futebol”, afirmou sobre Neymar, que assim como ele foi revelado pelo Santos.
“É o melhor que a gente tem, então temos sempre que aprender com os melhores”, concluiu.
Já Endrick e Estêvão, ambos mais novos que Vini e Rodrygo, não deixaram de expressar o que sentem pelo camisa 10 do Al-Hilal.
“É um cara que você se inspira muito nele. Então eu fico muito feliz, porque o Neymar faz coisas que nenhum jogador faz”, comentou o camisa 9, que recentemente se despediu do Palmeiras e irá se apresentar ao Real Madrid em breve.
Estêvão, a nova joia do Verdão, foi muito elogiado por Ney e respondeu da seguinte forma: “É outro nível de futebol. É um cara que me inspiro bastante. Sempre vejo os vídeos dele porque o que ele fez no Brasil foi sensacional. Claro que eu tento fazer o que ele faz, mas é muito difícil porque ele é um ‘extra-série'”, declarou.
E não são apenas jovens brasileiros que consideram o ex-Santos como ídolo. Lamine Yamal, estrela de 16 anos do Barcelona e Espanha, mencionou sua admiração nesta quinta-feira (4):
“Sempre disse que o melhor da história é Leo Messi, mas quem eu gostava de ver era o Neymar”, pontuou ele.
E não para por aí: Bukayo Saka, astro do Arsenal e seleção inglesa, saiu em defesa do brasileiro recentemetne: “Jogador mais subestimado? Neymar. Acho que as pessoas falam sobre ele, mas Neymar deveria ser falado mais. Acho que ele merece mais respeito do que recebe. Pessoalmente, é isso que sinto”, opinou ao TalkSport.
Jamal Musiala, craque alemão do Bayern de Munique, revelou para a TNT Sports que sempre tentou se inspirar no brasileiro:
“Quando ele jogava no Santos, as habilidades que ele tinha… Ele ficou no top-10 da Bola de Ouro naquela época, ele ganhou o Puskás. Sempre amei o Neymar do Santos, Barcelona e qualquer fase”, relatou ele.
Pedri, meio-campista do Barcelona e Espanha, é mais um exemplo de como Neymar é referência para a nova geração: “Gostaria de trocar a camisa com Neymar na Copa do Mundo, porque ele é diferente, tem muita qualidade e faz o que quer com a bola. Eu nunca tive a chance de ter uma camisa dele”, contou o jovem.
Neymar perto do retorno aos gramados
Fora de ação desde outubro de 2023, quando se machucou em um jogo de Eliminatórias entre Brasil e Uruguai, o camisa 10 está em fase final de recuperação e deve estar à disposição de Dorival Júnior e Jorge Jesus já em setembro deste ano.