Thiago Alcântara, do Liverpool, anuncia aposentadoria dos campos
Meio campista com carreira de prestígio no Barcelona e Bayern de Munique não rendeu no clube inglês pelo número elevado de lesões
O meio-campista Thiago Alcântara anunciou sua aposentadoria dos campos após quatro temporadas atuando pelo Liverpool. O jogador de 33 anos, que já teve passagens por Barcelona e Bayern de Munique, alegou que continuará no futebol, mas agora fora do gramado.
Apesar de ter contrato com os Reds até o final do ano, o time inglês não sinalizou uma renovação de contrato, Mas esse não foi o principal motivo que ajudou o meia a tomar sua decisão.
Após uma trajetória vitoriosa no Bayern de Munique, onde atuou por sete temporadas, Thiago Alcântara chegou muito bem cotado no Liverpool, mas não conseguiu ter grande desempenho.
O grande número de lesões foi decisivo para a pouca atuação pelos Reds: o meia chegou a somar 620 dias lesionado e ficar fora de 118 partidas. Mesmo assim, era considerado como um dos grandes nomes da equipe. Em 2023, entrou em campo apenas uma vez, aos 40 minutos do segundo tempo na derrota para o Arsenal por 3 X 1.
Trajetória de Thiago Alcântara
Filho do tetracampeão Mazinho, Thiago Alcântara do Nascimento nasceu na Itália em 1991 e iniciou sua carreira no futebol nas categorias de base do Flamengo. Após temporada no Kelme e retorno ao Flamengo, integrou as iniciais do Barcelona, onde passou no sub-16, sub-19, time B e profissional em 2011.
No Barça, levantou um Mundial de Clubes, uma Champions League e quatro La Liga.
Após dois anos no clube catalão, foi negociado com o Bayern de Munique, onde atuou por sete temporadas e venceu sete Bundesliga, um Mundial de Clubes e quatro Taças da Alemanha. Já pelo Liverpool, foram uma Taça da Inglaterra e uma Taça da Liga da Inglaterra.
Por ter cidadania espanhola, Thiago Alcântara disputou as Eurocopas de 2016 e 2020 e a Copa do Mundo de 2018