Técnico do Manchester City, Guardiola entra na mira da seleção inglesa
Treinador vem sendo especulado fora dos Citizens ao final da próxima temporada
A derrota para a Espanha na decisão da Eurocopa marcou o fim da passagem do técnico Gareth Southgate à frente da Inglaterra. Nesta terça-feira (16), a Federação britânica confirmou oficialmente a saída do comandante.
Resta saber quem assumirá a talentosa seleção. Desde 2016 no cargo, com muitas críticas principalmente nos últimos anos, o treinador conduziu os Three Lions a dois vices da Eurocopa, à semifinal da Copa do Mundo 2018 e às quartas em 2022, no Catar.
Segundo o jornal inglês The Independent, a Federação estaria montando uma “força tarefa” por Pep Guardiola, do Manchester City. A informação é de que o órgão estaria disposto a esperar pelo técnico até o fim da próxima temporada europeia, quando seu contrato com o clube termina.
Apesar de espanhol, o periódico acrescenta que o comandante se encaixa nos requisitos da FA por conhecer bem o futebol britânico. Afinal, o treinador está à frente dos Citizens há oito anos, além de trabalhar com jogadores da atual seleção, como Phil Foden, John Stones e Kyle Walker.
No City, Guardiola emplacou seis títulos da Premier League, os últimos quatro de forma consecutivas. Ainda, faturou o tão aguardado troféu da Champions League em 2023. Tendo conquistado todas as taças possíveis, muito se especula que o técnico buscará novos ares ao final de seu vínculo.
Os Citizens buscam formas de manter o vitorioso treinador em Manchester. Para isso, estão dispostos a aumentar o salário do espanhol, hoje na casa de 20 milhões de libras (pouco menos de R$ 142.5 milhões) por temporada.