Depois de bons resultados nos amistosos contra a Inglaterra e Espanha, a seleção brasileira teve resultados decepcionantes no mês de junho e julho. O destaque negativo fica principalmente para a eliminação frente o Uruguai nas quartas de final da Copa América nas penalidades, mesmo com um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo.
Os problemas ofensivos dos últimos jogos podem abrir espaço para jogadores que estão se destacando na disputa do Brasileirão. Por outro lado, jovens defensores podem ter oportunidades nas próximas partidas.
Confira abaixo a lista do Torcedores.com com nomes que devem ser monitorados pelo técnico nos próximos meses.
Pedro
Para muitos o centroavante do Flamengo deveria estar entre os convocados por Dorival para disputa da Copa América.
Artilheiro do Brasileirão e um dos líderes de assistências da competição, Pedro ainda se destaca como o maior goleador do futebol brasileiro.
Vivendo sua melhor temporada na carreira, a tendência é que o jogador esteja na lista do treinador para os próximos compromissos do Brasil.
Matheus Pereira
Principal reforço do Cruzeiro na temporada até o momento, o jogador vem sendo o destaque no meio de campo da Raposa, tanto na criação de jogadas como marcando gols, sendo artilheiro na equipe mineira na competição.
Com os problemas que a seleção brasileira apresentou na criação de jogadas ao longo dos últimos jogos, Matheus Pereira pode ser uma das novidades de Dorival Júnior se mantiver seu desempenho até os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Luiz Araújo
O atacante do Flamengo vem superando a concorrência no ataque rubro-negro e se firmando como uma das primeiras opções de Tite na escalação.
Dificilmente ele iria desbancar os titulares Vinicius Júnior e Rodrygo, mas é um jogador que poderia ser opção no grupo da seleção brasileira.
Estevão
Vendido ao Chelsea, o atacante assumiu a titularidade do Palmeiras, ocupando o lugar de Endrick, agora no Real Madrid.
Com apenas 17 anos, ele tem cinco gols marcados e quatro assistências somente no Brasileirão. Apesar da concorrência, Estevão é outro jogador que deverá ser monitorado por Dorival Júnior para os próximos compromissos do Brasil.
Jean Lucas
Reforço do Bahia, o meio-campista é outro atleta ofensivo que está se destacando no Campeonato Brasileiro. O jogador marcou dois gols na competição e concedeu cinco assistências para seus companheiros, sendo um destaque do Esquadrão de Aço.
As boas atuações de Jean Lucas até o momento ajudaram o seu clube a se manter entre os primeiros colocados do Brasileirão.
Lucas Piton
Depois de passar várias rodadas ameaçado pelo Z4, o Vasco mostrou uma evolução no Brasileirão, com o lateral-esquerdo sendo um dos destaques da campanha do Gigante da Colina. Inclusive o torcedor vascaíno se preocupa com rumores de que Piton pode ser vendido para o futebol europeu nesta janela de transferências.
Com vários laterais sendo testados na seleção brasileira sem convencer não será surpresa ver Lucas Piton ter oportunidade com a seleção brasileira em breve.
John
Titular do Botafogo, o goleiro vem sendo importante na campanha da equipe, que luta pela liderança do Brasileirão.
John já tinha aparecido com destaque no Santos, mas foi no seu retorno ao Brasil, após passagem pelo Valladolid, que ele se firmou, ajudando o Fogão a ter uma das melhores defesas do torneio.
Concorrência na seleção brasileira
Algo que pode impactar na lista acima é fato de que o Brasil só voltará a ter compromissos no começo de setembro, quando acontecerão os jogos contra o Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, ou sej, já com a temporada europeia em andamento.
Criticado pelo desempenho na Copa América, Dorival Júnior deverá aproveitar o fim do mês de julho e começo de agosto para uma análise mais detalhada em relação aos atletas que atuam em solo brasileiro.