Home Futebol Seleção feminina de futebol vence a Nigéria nas Olimpíadas de Paris

Seleção feminina de futebol vence a Nigéria nas Olimpíadas de Paris

Equipe de Artur Elias estreou com vitória nos Jogos Olímpicos em partida que teve gol de Marta anulado pela arbitragem

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.

Seleção brasileira de futebol feminino comemora gol em a partida contra a Nigéria nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images)

Em partida contra a Nigéria disputada na cidade de Bordeux, Arthur Elias escalou forças máximas em busca de uma vitória. O grupo da seleção brasileira nas Olimpíadas conta com Japão e Espanha, ambas potências na modalidade, e os três pontos eram fundamentais em busca da classificação.

PUBLICIDADE

O início da partida foi tenso, apesar do melhor momento técnico do Brasil, o elenco demorou para levar perigo real ao gol africano. Nigéria também teve oportunidades com duas belas defesas de Lorena para manter o placar em 0.

Porém, aos 35 minutos, a lateral-esquerda Thamires sofreu uma dura pancada no tornozelo esquerdo e foi substituída, gerando preocupação nos torcedores. Porém, devido à sequência de partidas, é muito provável que a estratégia do comandante da seleção brasileira seja apenas preventiva.

PUBLICIDADE

Apenas alguns minutos depois, uma bela jogada de Marta com Antônia rendeu o gol da camisa 10, mas após verificação do VAR, o lance foi anulado por impedimento. É importante mencionar que a atacante do Orlando Pride luta pela artilharia das Olimpíadas, pois faltam apenas dois tentos para alcançar a marca de Cristiane, cortada da convocação.

Apesar da frustração do gol anulado, a seleção brasileira se organizou rapidamente e uma recuperação de bola pelo lado esquerdo do campo rendeu uma assistência de Marta para o gol de Gabi Nunes apenas alguns minutos após do lance impedido. No final do primeiro tempo ainda houve uma longa verificação de uma possível mão que renderia pênalti a favor do Brasil, mas a árbitra optou por manter sua decisão em campo.

No segundo tempo, Arthur Elias voltou com o mesmo elenco e nos minutos iniciais teve boas oportunidades pelas laterais do campo, principalmente no setor direito com Gabi Portilho. E um belíssimo lance de Marta com um cruzamento que quase se tornou em gol se não fosse o trave. A Rainha procurou atuar um pouco mais pelo lado-esquerdo, rendendo boas participações na estreia das Olimpíadas

Aos 63 minutos a seleção teve mais uma oportunidade de perigo com Ludmila com cabeceio. Na sequência, Arthur Elias optou pela saída da camisa 14 para ser substituída por Jhenifer e a saída de Yaya após dura pancada no rosto e rendeu a entrada de Ana Vitória. Aos 72 minutos, a capitã da Nigéria teve grande chance que foi defendido com tranquilidade por Lorena. No lance seguinte, Marta teve oportunidade frente a frente contra a goleira, mas foi defendida na cara do gol.

PUBLICIDADE

Aos 82 minutos, Kerolin foi acionada para sua primeira partida oficial depois de uma longa recuperação de lesão de ligamento cruzado, entrando no lugar de Gabi Nunes, autora do gol, que sentiu dores após uma pancada. No final do segundo tempo, Nigéria teve cobrança de falta favorável, mas Lorena afastou qualquer perigo com grande defesa, sentindo algumas dores após o lance.

Assim, a seleção brasileira estreia nas Olimpíadas com importante vitória em busca do ouro inédito na competição. Aliado à vitória por 2 a 1 da Espanha contra o Japão, o Brasil assume a segunda posição do grupo. A próxima partida do Brasil será no domingo (28), contra o time asiático às 12h (de Brasília), uma vitória muito provavelmente garantiria a classificação para a próxima fase.

Better Collective