Home Futebol Seleção brasileira usa Copa do Mundo de 1994 como motivação na Copa América

Seleção brasileira usa Copa do Mundo de 1994 como motivação na Copa América

Brasil tem inspiração no passado com a conquista de 30 anos atrás

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.
Seleção brasileira campeã do mundo em 1994

Seleção brasileira campeã do mundo em 1994 - Foto: Stephen Dunn/ALLSPORT

A atual seleção brasileira de Dorival Júnior, que disputa a Copa América 2024 nos Estados Unidos, pode e deve se inspirar na seleção canarinho campeã do mundo em 1994, também no país.

PUBLICIDADE

A atual seleção está perto de onde o Brasil ficou em 1994, e treina ao lado da Universidade de Stanford.

Assim, as referências de um passado vitorioso estão aí, com a seleção brasileira relembrando o tetra de Romário, Bebeto e Taffarel.

PUBLICIDADE

Agora, a seleção brasileira tem partida decisiva contra a Colômbia, para garantir o primeiro lugar do Grupo D da Copa América 2024.

Portanto, o Brasil revive o ambiente onde mais permaneceu na campanha do tetra de 1994, e enfrentou Rússia, Camarões e Estados Unidos.

Do atual elenco, apenas cinco jogadores eram nascidos naquela campanha, que são: Allisson (31), Rafael (35), Danilo (32), Marquinhos (30) e Wendell (30).

Mas, o que vale aqui são as recordações, e Bruno Guimarães (1997), que ainda não era nascido, falou sobre isso ao portal ‘GE’.     

PUBLICIDADE

“Não sabia, fui pego de surpresa, mas que legal, que possa trazer boas memórias, boas recordações para a gente. Lembro que quando era pequeno meu pai tinha um CD do tetra. Então eu acompanhei os jogos mais novo, falava que eu tinha visto pois vi o DVD quando era pequeno”, exalta Bruno Guimarães.

Americanos lembram com carinho da seleção brasileira de 1994

Os moradores da região lembram de 1994, com a praça do centro da pequena cidade de 40 mil habitantes (eram 22 mil em 1994), cheia de brasileiros.

“Era um mar de gente que vinha pela rua de baixo e invadia a praça. Pessoas muito divertidas que nos convidaram para dançar, mas pediam aos nossos maridos com muito respeito”, explicou uma moradora local.

Por fim, com essas memórias que a inspiração tome conta do Brasil contra a Colômbia nesta terça-feira (2), às 22h (de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

PUBLICIDADE

A partida vale a liderança do Grupo D, com o Brasil precisando vencer para subir para a primeira colocação e escapar do Uruguai nas quartas de final da Copa América.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial