Home Futebol Seleção brasileira, com Raphinha, volta a fazer um gol de falta após quase cinco anos

Seleção brasileira, com Raphinha, volta a fazer um gol de falta após quase cinco anos

O atacante brasileiro encerrou um jejum que durava 48 jogos, com o último gol de falta tendo sido marcado pelo Brasil em 2019

William Nunes
William Nunes é um redator que atua há dois anos cobrindo futebol internaciol, com ênfase em clubes da Inglaterra, Espanha e Alemanha, sendo eles: Manchester United, City, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2019. Atualmente no Torcedores.com.
Atacante Raphinha comemora gol marcado de falta pelo Brasil

Atacante Raphinha comemora gol marcado de falta pelo Brasil (AP Photo/Tony Avelar)

A seleção brasileira voltou a decepcionar na Copa América após ter uma atuação ruim contra a Colômbia na última rodada da fase de grupos da competição. Com o resultado, o Brasil passou como segundo colocado no grupo e terá que enfrentar o Uruguai nas quartas de final.

PUBLICIDADE

Apesar do desempenho ruim, há boas notícias. O Brasil encerrou um jejum de 48 jogos, cerca de quatro e meio, desde que havia marcado o último gol em cobrança de falta. Raphinha quebrou essa marca após fazer um golaço aos 11 minutos do primeiro tempo.

A última vez que o Brasil havia marcado um gol assim havia sido contra a Coreia do Sul, em 2019. Na ocasião, no ano seguinte à Copa do Mundo do Catar, Philippe Coutinho havia marcado. Antes dele, outro jejum de cinco anos. Neymar havia marcado em 2014, justamente contra a Colômbia. Ao todo, o jejum havia sido de 72 jogos.

PUBLICIDADE

Entre os gols de Raphinha e Philippe Coutinho, haviam se passado 1687 dias, com 40 cobranças de falta diretas para o gol, todas sem sucesso. Quem mais tentou foi Neymar, com 40, seguida de Casemiro e do próprio autor do gol dessa terça-feira, com 4.

Dessas 40, somente 12 foram no alvo, o que dá um aproveitamento de 30%.

Seleção brasileira vive problema grave com cobradores de falta

Não é segredo para ninguém que o Brasil vive uma escassez de jogadores de alto nível em algumas posições do campo. No meio-campo, por exemplo, como opção ofensivo o principal nome é Lucas Paquetá, que aliás pode ser suspenso do futebol após envolvimento em apostas esportivas.

Além do atleta, não há nenhum nome que tenha qualidade o suficiente para competir com os adversários mais fortes do mundo. Coutinho tentou e chegou a ser uma alternativa boa no passado, porém, caiu de rendimento na década passada e, desde então não voltou.

PUBLICIDADE

O mesmo pode ser dito sobre cobradores de falta. Desde Ronaldinho, Juninho Pernambucano e Roberto Carlos, a seleção brasileira não tem um atleta com grande eficiência vestindo a camisa do Brasil. Neymar tenta, porém, não tem a mesma eficiência da geração passada.

Nos últimos 10 anos, foram somente cinco gols marcados, no período que contemplou três Copas do Mundo:

  • 2024 – Raphinha (Brasil x Colômbia)
  • 2019 – Philippe Coutinho (Brasil 3 x 0 Coreia do Sul)
  • 2014 – Neymar (Brasil 1 x 0 Colômbia)
  • 2014 – David Luiz (Brasil 2 x 1 Colômbia)
  • 2014 – Neymar (Brasil 4 x 0 Panamá)
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial