Home Futebol Santos x Coritiba: veja quem tem o melhor retrospecto no confronto

Santos x Coritiba: veja quem tem o melhor retrospecto no confronto

Invicto na Vila Belmiro, Peixe recebe o Coxa, que ainda não venceu como visitante, em duelo pelo Brasileirão Série B

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Ivan Storti/ Santos FC

Santos e Coritiba medem forças na noite desta segunda-feira (22), às 20h00, no estádio da Vila Belmiro, em jogo de abertura da 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

O time treinado por Fábio Carille busca a vitória diante de sua torcida para seguir na liderança isolada da competição, enquanto a equipe do técnico Fábio Matias precisa do resultado positivo para se distanciar da zona de rebaixamento.

Na tabela, o Peixe ocupa o primeiro lugar somando 29 pontos e o Coxa aparece na 13ª posição com 20, três pontos a mais que o Botafogo-SP, o 17º colocado e que abre o Z4.

PUBLICIDADE

O Pantera, porém, joga em casa na tarde deste domingo (21) contra o Brusque, ainda pela 16º rodada e, em caso de um triunfo, se iguala ao Coritiba na pontuação.

E você, torcedor do Peixe ou do Coxa, sabe quem é o maior vencedor da história deste confronto? Confira a seguir aqui no Torcedores.

Santos x Coritiba: quem leva a melhor?

Em 83 anos de história, o confronto já foi disputado em 59 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao Santos.

O Alvinegro Praiano venceu 33 vezes contra 15 triunfos do clube alviverde, mais 11 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

A equipe da Vila Belmiro assinalou 100 gols no adversário paranaense e sofreu 65, acumulando um saldo positivo de 35 tentos.

Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem da equipe santista continua sendo ampla com 26 vitórias e 12 derrotas, além de oito empates em 46 jogos realizados, todos pela Série A.

Há dois anos, Santos e Coritiba se enfrentaram no mata-mata da Copa do Brasil

Pela Copa do Brasil, os dois times estiveram em campo frente a frente em quatro oportunidades, com duas vitórias alvinegras, uma igualdade e um triunfo do Coxa.

Recentemente, na edição de 2022 do torneio nacional, o Santos avançou à fase de oitavas de final ao superar o Coritiba pelo placar agregado de 3 x 1.

PUBLICIDADE

Na primeira partida, disputada no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o time paranaense superou o Peixe pelo placar de 1 x 0, com gol do atacante Alef Manga.

Depois, no segundo e decisivo confronto realizado na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Coritiba por 3 x 0. Rodrigo Fernández, Madson e Marcos Leonardo balançaram as redes e selaram a classificação santista.

O primeiro e o último confronto

O primeiro jogo entre Santos e Coritiba aconteceu no dia 20 de maio de 1941, um amistoso disputado na Vila Belmiro, mesmo palco do confronto desta segunda-feira (22).

E os donos da casa aplicaram uma “sonora” goleada pelo placar de 10 x 3, com destaque para o atacante Carabina, que assinalou nada menos que seis tentos a favor do Peixe.

PUBLICIDADE

Já o último encontro entre as duas equipes foi pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado, também no estádio santista e com mais um triunfo do Santos por 2 x 1.

Os gols da partida, que ficou marcada pelo “desespero” dos dois times em permanecer na divisão de elite do futebol nacional, foram assinalados por Joaquim e Marcos Leonardo, enquanto Robson descontou para o Coxa.

No entanto, Santos e Coritiba terminaram a competição na 17ª e 19ª posições com 43 e 30 pontos respectivamente, e acabaram de fato sendo rebaixados para a Série B da atual temporada.

Coritiba venceu apenas um dos últimos dez jogos contra o Santos

O retrospecto recente do confronto entre Santos e Coritiba registra enorme vantagem para o Peixe.

PUBLICIDADE

Nos últimos dez encontros entre os dois adversários desta segunda-feira (22) pela Série B, o time da Vila Belmiro tem sete vitórias diante de apenas um triunfo do Coxa, mais dois empates.

Neste período, o Peixe assinalou 14 gols no Coxa, que balançou cinco vezes as redes do adversário.

Better Collective