A revista inglesa FourFourTwo, em mais uma lista controversa, elegeu os melhores zagueiros da história. Mesmo que 32 defensores tenham sido escolhidos para compor o grupo, o Brasil contou com apenas um representante. Isso porque nomes como Thiago Silva, Lúcio e Bellini acabaram ficando de fora da relação.
Avaliado na posição de número 31, Domingos da Guia esteve atrelado ao posto de melhor zagueiro da história do Brasil. Importante para o início da consolidação do futebol nacional, o antigo xerife da equipe foi valorizado pelo desempenho antes do primeiro título mundial do país.
“O melhor zagueiro central do Brasil, Domingos da Guia, jogou 30 partidas pela seleção brasileira durante as décadas de 1930 e 1940, tendo um papel fundamental no terceiro lugar da seleção na Copa do Mundo de 1938.”, destacou o veículo.
Desbancando todos os outros concorrentes, Beckenbauer ganhou o status de melhor zagueiro da história. Ídolo do futebol alemão, o primeiro colocado do ranking, tratado como uma figura única, ganhou destaque pelo feito notável de vencer duas Bolas de Ouro.
“O primeiro grande líbero e, sem dúvida, um dos melhores jogadores a entrar em campo em qualquer posição, o lendário Franz Beckenbauer era único. Ele foi vencedor duas vezes da Bola de Ouro — o único zagueiro a conseguir esse feito notável.”, elogiou o texto da publicação.
Veja abaixo o ranking de melhores zagueiros da história.
- Franz Beckenbauer
- Bobby Moore
- Gaetano Scirea
- Franco Baresi
- Alessandro Nesta
- Ronald Koeman
- Claudio Gentile
- Daniel Passarella
- Alessandro Costacurta
- Sergio Ramos
- Lilian Thuram
- Marcel Desailly
- Fabio Cannavaro
- Ruud Krol
- Billy Wright
- José Nasazzi
- Virgil van Dijk
- Giorgio Chiellini
- Nemanja Vidic
- Jaap Stam
- Karlheinz Forster
- Rio Ferdinand
- John Terry
- Vincent Kompany
- Alan Hansen
- Fernando Hierro
- Elias Figueroa
- José Santamaría
- Jurgen Kohler
- Rafael Márquez
- Domingos da Guia
- Paul McGrath