Treinador apareceu dentro do top-10 na lista com mais de 30 nomes elencados pelo veículo britânico nesta sexta-feira (19)
A conceituada revista ForFourTwo é conhecida por formular lista de melhores no futebol ao longo da história. Nesta manhã, a publicação ingles montou um top-31 com os maiores técnicos de todos os tempos que obtiveram sucesso na beira do campo e como também como atleta. E o Brasil está representado com um nome de peso: Mário Jorge Lobo Zagallo.
Maior campeão com a seleção brasileira na história, o saudoso “Velho Lobo” foi o oitavo técnico e jogador citado na lista, dividindo espaço com nomes lendários do futebol como Franz Beckenbauer, Johan Cruyff, Pep Guardiola, Carlo Ancelotti entre outros.
“Pertencente ao clube de elite de três homens que venceram a Copa do Mundo como jogador e técnico, Mario Zagallo fez as duas coisas no espaço de nove anos pelo Brasil — jogando nas conquistas de 1958 e 1962 e depois treinando seu país para a vitória em 1970, quando seu antigo companheiro de equipe Pelé colocou as mãos no troféu pela terceira e última vez”, pontuou a ForFourTwo na legenda.
“Mais tarde, Zagallo se envolveu em outro triunfo brasileiro na Copa do Mundo, atuando como coordenador da seleção nacional que foi coroada campeã pela quarta vez em 1994″, concluiu o veículo inglês.
Como jogador, Zagallo surgiu na base do América-RJ e posteriormente se transferiu para o Flamengo, em 1950. No Fla, ele acumulou uma passagem de oito, tendo faturado o tri carioca. Na sequência, o Lobo vestiu as cores do Botafogo, onde também teve uma trajetória longeva e vitoriosa. E foi no próprio Glorioso que ele iniciou a carreira como técnico, em 1966.
Ao todo, foram quatro passagens no time de General Severiano. Ele ainda comandou o Flamengo em três oportunidades, além de passar por Vasco, Fluminense, Al-Hilal, Bangu e Portuguesa-RJ. Pela seleção brasileira, o treinador foi comandante três vezes, bem como trabalhou como coordenador técnico em duas ocasiões, entre elas o penta de 2002.
Veja o top-10 da lista de técnicos da ForFourTwo
1º Franz Beckenbauer
2º Pep Guardiola
3º Carlo Ancelotti
4º Johan Cruyff
5º Giovanni Trapattoni
6º Didier Deschamps
7º Vicente del Bosque
8º Zagallo
9º Zidane
10º Rinus Michels