Dupla histórica da seleção brasileira ficou distante das primeiras posições do ranking
A revista inglesa FourFourTwo elencou os melhores volantes defensivos da história. Como o Brasil detém o posto de pentacampeão mundial, figuras marcantes que tiveram destaque em Copas do Mundo ganharam espaço na relação. Porém, nenhum jogador do futebol nacional esteve presente entre os 10 primeiros colocados.
“De destruidores da velha guarda aos armadores mais modernos, aqui estão alguns dos melhores meio-campistas defensivos da história do futebol.”, destacou o veículo.
Ídolo da Roma e presente na seleção de 82, Falcão foi o brasileiro mais bem colocado da lista. Apesar dos elogios, um dos maiores meio-campistas do país ficou apenas na 11ª posição, atrás de nomes como Busquets, Rodri e Patrick Vieira.
“Falcão era um elegante meia-armador que é considerado um dos melhores volantes de todos os tempos. Tenaz e criativo, além de dotado de excelente visão, Falcão foi peça fundamental da memorável seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 e foi nomeado por Pelé como um dos 125 maiores jogadores de futebol vivos em 2004.”, enalteceu o texto da publicação.
Além de Falcão, Dunga, Casemiro, Dunga, Zito, Gilberto Silva e Clodoaldo marcaram presença no grupo. Enquanto isso, ao desbancar todos os concorrentes, Lothar Matthäus foi atrelado ao posto de melhor volante da história do futebol mundial.
Veja abaixo o ranking elaborado pela revista inglesa.
- Lothar Matthäus
- Frank Rijkaard
- Sergio Busquets
- Patrick Vieira
- Roy Keane
- Jozsef Bozsik
- Claude Makélélé
- Rodri
- Johan Neeskens
- José Leandro Andrade
- Falcão
- N’Golo Kanté
- Gennaro Gattuso
- Edgar Davids
- Pep Guardiola
- Fernando Redondo
- Xabi Alonso
- Obdulio Varela
- Didier Deschamps
- Casemiro
- Diego Simeone
- Dunga
- Graeme Souness
- Javier Mascherano
- Nobby Stiles
- Marco Tardelli
- Zito
- Daniele De Rossi
- Gilberto Silva
- Michael Carrick
- Dave Mackay
- Clodoaldo
- Paul Ince