
Rio Sena, que vai receber provas de natação, triatlo e a Abertura da Olimpíadas. (Créditos: Maja Hitij/Getty Images)
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu com sua palavra nesta quarta-feira (17) e mergulhou no Rio Sena para mostrar que a água está em condições para as Olimpíadas. A administração da cidade parisiense enfrentou desafio para despoluir o cartão postal, que tinha uma proibição centanário por conta das condições.
Anne Hidalgo não foi a primeira a adentrar nas águas do Rio Sena em ‘prova’ da qualidade da água. No último sábado (13), a ministra de esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, inaugurou o nado no cartão postal junto a Alexis Hanquinquant, três vezes medalhista de ouro em Olimpíadas na canoagem.
“Você entra na água, parece natural e fácil. A água é muito, muito boa. Um pouco fria, mas não muito”, relatou a prefeita de Paris sobre a experiência nesta quarta.
“Nas vésperas dos Jogos, quando o Sena terá um papel fundamental, este evento representa a demonstração dos esforços feitos pela cidade e pelo estado para melhores a qualidade das águas do Rio Sena e o estado ecológico do rio”, declarou a autoridade parisiense.
Antes de mergulho de prefeita, Rio Sena esteve fora de condições para Olimpíadas de Paris
As demonstrações de Anne Hidalgo e da ministra de esportes da França não ocorrem por acaso. O Rio Sena teve medições de poluição fora dos padrões autorizados pela organização das Olimpíadas recentemente.
Por conta das fortes chuvas em Paris, a administração encontrou dificuldades em enquandrar o rio nos padrões. No entanto, ainda no final da última semana, o Rio Sena conseguiu avaliação positiva para a disputa dos Jogos Olímpicos.
O cartão postal de Paris vai receber provas de natação e triatlo, além da ser palco da abertura das Olimpíadas, prevista para o próximo dia 26 de julho. Com uma qualidade dentro do permitido, há possibilidade de que até o presidente da França, Emmanuel Macron, nade no Rio Sena para colaborar com a prova de que a água estpa em condições.