Pré-olímpicos mundiais de basquete definem últimos classificados para Paris 2024
Torneios de basquete masculino acontecem em quatro cidades; ESPN transmite Brasil com exclusividade
Torneios de basquete masculino acontecem em quatro cidades; ESPN transmite Brasil com exclusividade
Os pré-olímpicos de basquete masculino são a última chance para as equipes que anda não estão classificadas para as Olimpíadas de Paris 2024. Como ainda não está com a vaga garantida, a seleção brasileira disputará o pré-olímpico de Riga, na Letônia, a partir da próxima terça-feira (2) com transmissão exclusiva da ESPN para o território nacional. Além da capital letã, o pré-olímpico terá etapas em Valência (Espanha), San Juan (Porto Rico) e Pireu (Grécia).
Os torneios pré-olímpicos são compostos pelos grupos A e B, com três seleções cada; os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais e os ganhadores desses confrontos fazem a decisão de cada sede onde só o campeão carimba o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Torneios contam estrelas da NBA
As chaves do pré-olímpico vão ter dentro de quadra muitas estrelas da NBA como, por exemplo, o pivô da Grécia, Giannis Antetokounmpo do Milwaukee Bucks. Além dele, no Pré-Olímpico da Letônia, os donos da casa terão o reforço do ala Davis Bertans, do Charlotte Hornets, enquanto Montenegro, rival de estreia do Brasil, conta com o pivô Nikola Vucevic, do Chicago Bulls.
Em Valencia, os anfitriões enfrentam Líbano e Angola na primeira fase pelo grupo B. Se passarem, podem pegar os da chave A: Finlândiia, Polônia ou Bahamas, que surpreendeu ao eliminar a Argentina na classificatória ao Pré-Olímpico. Entre os destaques da ilha do Caribe está o pivô Deandre Ayton, que defende o Portland Trail Blazers, e o ala-armador Eric Gordon, do Phoenix Suns.
Os gregos enfrentam a República Domincana do pivô Karl-Anthony Towns, do Minnesota Timberwolves, e o Egito no grupo B, enquanto no A o destaque é a Eslovênia do armador Luka Doncic, que vem de um vice-campeonato da NBA pelo Dallas Mavericks. O armador já levou sua nação ao quarto lugar em Tóquio 2020. Croácia e Nova Zelândia completam a chave.
No Pré-Olímpico de San Juan, a Lituânia de Domantas Sabonis, ala-pivô do Sacramento Kings, terá pela frente México e Costa do Marfim no grupo A, enquanto os donos da casa terão pela frente a Itália e o Bahrein.
Grupos do pré-olímpico mundial
Pré-Olímpico em Valencia
Grupo A
- Líbano
- Espanha
- Angola
Grupo B
- Finlândia
- Bahamas
- Polônia
Pré-Olímpico no Pireu
Grupo A
- Eslovênia
- Croácia
- Nova Zelândia
Grupo B
- Egito
- República Dominicana
- Grécia
Pré-Olímpico em Riga
Grupo A
- Geórgia
- Letônia
- Filipinas
Grupo B
- Brasil
- Montenegro
- Camarões
Pré-Olímpico em San Juan
Grupo A
- México
- Lituânia
- Costa do Marfim
Grupo B
- Itália
- Bahrein
- Porto Rico
Como chega o Brasil para o pré-olímpico
O Brasil terá mudanças importantes no comando para a disputa em Riga. Gustavo de Conti deixa a vaga para o retorno do experiente croata Aleksandar Petrovic em sua segunda passagem pela seleção. Os brasileiros tentam voltar a uma edição de Jogos Olímpicos, após ausência em Tóquio 2020.
A última aparição do país foi nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Petrovic já convocou os 12 atletas que já estão em Riga fazendo os preparativos para a estreia. Ela acontece, no próximo dia 2, às 9h30 de Brasília, diante de Montenegro. O confronto com Camarões será em 4 de julho, quinta-feira, às 13h, também de Brasília.
Confira a convocação da seleção de basquete
Armadores
- Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
- Yago dos Santos – Estrela Vermelha-SRB
- Raulzinho – Agente livre
- Georginho – SESI Franca
Ala-armadores
- Didi Louzada – Flamengo
- Vitor Benite – Zunder Palencia-ESP
- Leo Meindl – Tokyo-JPN
Alas
- Gui Santos – Golden State Warriors-USA
- João Marcelo “Maozinha” – Agente livre
Alas-pivô
- Lucas Dias – Sesi Franca-BRA
- Bruno Caboclo – Partizan-SRB
Pivô
- Cristiano Felicio – CB Granada-ESP