James Rodríguez não se firmou no SPFC desde sua contratação em 2023. Apesar de atuações apagadas no Brasileirão Série A, o meia-atacante se destacou vestindo as cores da Colômbia na Copa América. Em programa esportivo, o comentarista Alexandre Praetzel destacou o jogador do Tricolor como o craque do torneio.
Durante participação no programa Primeiro Tempo da Bandsports, o comentarista Praetzel foi questionado sobre os atletas que se destacaram na Copa América. O jornalista esportivo afirmou que o meia-atacante colombiano foi o melhor da competição na sua posição e disse: “Para mim, o melhor jogador da Copa América”.
Especificamente sobre James Rodríguez completou: “James Rodríguez para mim, é o craque (…). São Paulo ainda sabe que ele tem contrato? (…) Quero ver a recepção do São Paulo ao James Rodríguez, como será a recepção dos jogadores ao James Rodríguez? Ao vice-campeão da América, vai ser boa ou não vai?”.
Em conversa com Maurício Barros, Praetzel brincou afirmando que James Rodríguez tem dupla personalidade. Já que no SPFC não costuma atuar no mesmo nível com o Tricolor Paulista, sempre com lesões, questões físicas e polêmicas. Porém, na Colômbia, teve 6 assistências, se apresentou motivado, com boa qualidade física, criou boas jogadas, entre outras questões.
Portanto, o comentarista esportivo completou sobre a situação com o São Paulo: “O treinador não quer, o treinador em dois dias disse que não ia utilizar, deixou claro que utilizaria só os jogadores que estavam realmente focados no próprio São Paulo”. Para Maurício Barros, James Rodríguez joga na Colômbia porque se sente especial, disputa posições e tem alto nível de exigência.
Desta forma, os comentaristas esportivos apontam que James Rodríguez pode estar esperando uma proposta de algum clube para negociá-lo após o destaque na Copa América. Porém, Alexandre Pratezel questionou: “Como é que tu não aproveita o melhor jogador do principal torneio do continente? Esse cara joga no São Paulo e o São Paulo não o aproveita?”
Apesar de contraditório, ambos os comentaristas concordaram que o São Paulo deveria negociar o meia. Já que no Tricolor Paulista, James Rodríguez teve as chances e os três treinadores com os quais trabalhou decidiram não o aproveitar no elenco.