Home Esportes Olímpicos Paris 2024: Veja os países e esportes com mais punições por doping na história

Paris 2024: Veja os países e esportes com mais punições por doping na história

Rússia lidera o ranking de suspensões, enquanto o Brasil registra cinco casos. Judô, modalidade de primeiro teste positivo das Olimpíadas, tem apenas quatro casos na história 

Victor Rocha
Tenho paixão pelo jornalismo esportivo. Trabalho há mais de 10 anos na área de comunicação e já escrevi para sites como R7, Yahoo! e atuei na agência de relações públicas CDI. Possuo formação em Análise de Desempenho pela CBF Academy e participei como pesquisador do livro Doutor Sócrates, de Andrew Downie.

O russo Ivan Ukhov, do salto em altura, punido por uso de substância proibida em Londres-2012

Antes mesmo da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, um atleta já estava fora da disputa por doping: o judoca iraquiano Sajjad Sehen testou positivo para substâncias esteróides anabolizantes, informou a Agência Internacional de Testes (ITA). Desde que os registros se iniciaram, este é apenas o quarto caso no judô em toda a história das Olimpíadas, de um total 367 casos, de acordo com o levantamento exclusivo do Torcedores.com. O esporte que conta com o maior número de suspensões por doping é o atletismo, com um total de 179 casos. Em seguida, levantamento de peso (111), wrestling (18), ciclismo (12) e hipismo (9) aparecem no ranking (veja o top 10 abaixo).

PUBLICIDADE

A substância “metandienona”, encontrada nos exames Sehen, já foi utilizada por cinco atletas suspensos em outras edições dos Jogos Olímpicos. Em 2004, em Atenas, os atletas Ivan Tsikhan e Irina Yatchenko, do atletismo de Belarus, foram deflagrados com o uso do esteróide, assim como Andrei Mikhnevich, do mesmo país e modalidade, em Pequim-2008; Andrei Mikhnevich, outro de Belarus, foi suspenso de sua participação no arremesso de peso em Londres-2012. O indiano Narsingh Pancham Yadav, do Wrestling, também caiu no controle antidoping pelo uso da substância que é controlada na maioria dos países.

PUBLICIDADE

Países no topo da dopagem 

O país com o maior número de casos de doping nas Olimpíadas é disparadamente a Rússia, com um total de 84 casos. O segundo e terceiro colocados são países que fazem fronteira com os russos, Belarus e Ucrânia, com 26 e 25 casos, respectivamente. Turquia e Estados Unidos fecham o top 5, com 19 e 18 suspensões por doping cada.

Histórico brasileiro 

O Brasil possui cinco casos de doping em toda a história e ocupa a 18° colocação, junto de Grã-Bretanha e Itália. Os brasileiros já pegos em exames antidoping nas Olimpíadas foram: Bernardo Alves e Rodrigo Pessoa do hipismo, em Pequim-2008; Kissya Cataldo, do remo, em Londres-2012; Kléber Ramos, do ciclismo, no Rio-2016 e Tandara, do vôlei de quadra, em Tóquio-2020. 

PUBLICIDADE

Top 10 esportes – Suspensões por doping

1° Atletismo 179

2° Levantamento de peso 111

3° Wrestling 18

PUBLICIDADE

4° Ciclismo 12

5° Hipismo 9

6° Boxe 4

7° Remo 4

PUBLICIDADE

8° Natação 4

9° Judô 4

10° Canoagem 3

PUBLICIDADE
Better Collective