O Paraná Clube venceu o Patriotas por 3 a 0, neste domingo (14) pela segunda partida da semifinal do Campeonato Paranaense – Série Prata, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e está de volta à primeira divisão em 2025.
O Tricolor da Vila Capanema contou com o apoio de mais de 26 mil torcedores, que debaixo de muita chuva e frio viram o zagueiro Lucão cabecear para as redes na saída do goleiro Matheus Sales, aos 43 minutos do primeiro tempo. O atacante Liliu, ainda marcou duas vezes na segunda etapa para definir o resultado.
Para o torcedor, tão importante quanto conquistar o acesso foi a sobrevivência do Paraná Clube. O time atualmente dirigido pelo técnico Tcheco está sem divisão nacional desde que foi eliminado pelo Pouso Alegre, nas oitavas de final da Série D em 2022, ano em que também acabou sendo rebaixado no Campeonato Paranaense.
A grande final da Série Prata contra o Rio Branco, de Paranaguá, vai ser disputada em dois jogos nos próximos finais de semana.
A primeira partida será em Curitiba já que o time do litoral tem a melhor campanha da fase de grupos. A Federação Paranaense de Futebol ainda irá definir a data e o horário do confronto.
As duas equipes se unirão a Athletico, Coritiba, Maringá, Operário, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Londrina e São Joseense a partir de janeiro para a disputa da principal competição do futebol paranaense no ano que vem.
Para conseguir a classificação para o Brasileirão Série D em 2026, o Paraná Clube precisará terminar entre os melhores colocados na classificação geral do estadual, sem contar os clubes que já estão em alguma competição organizada pela CBF.
A quarta divisão do Campeonato Brasileiro tradicionalmente acontece entre os meses de abril e setembro.