Palmeiras x Vitória acontece hoje (27), às 19h, no Allianz Parque pela 20ª rodada do Brasileirão Série A, a primeira do returno da competição.
Se hoje o jogo não é decisivo, há cerca de 30 anos, valeu taça. Palmeiras x Vitória fizeram a final do Campeonato Brasileiro de 1993, com o Verdão levando a melhor.
Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o clube paulista venceu os dois jogos. Na ida, na Fonte Nova, vitória por 1 a 0, com gol de Edílson. Na volta, no Morumbi, novamente o Verdão venceu, dessa vez por 2 a 0, com gols de Evair e Edmundo.
Esse foi o 7º título palmeirense de Brasileirão, que não conquistava a competição desde 1973, encerrando este longo jejum.
Palmeiras e Vitória tinham jogadores históricos
Naquela decisão, Palmeiras e Vitória contavam com grandes jogadores que, depois, acabaram campeões do Mundo com a seleção brasileira.
Pelo lado do Palmeiras, Zinho e Mazinho, que estavam no tetra de 1994, foram titulares da final. Além deles, Roberto Carlos, Edílson e Marcos, que estavam no penta em 2002, também faziam parte do grupo. Roberto e Edílson foram titulares, enquanto Marcos estava no banco.
Já pelo lado do Vitória, haviam dois jogadores do penta. O goleiro Dida, que depois fez história no Milan, era o goleiro titular. No banco, havia o jovem Vampeta, que se tornaria ídolo do Corinthians.
Escalações da final:
Palmeiras: Sérgio; Gil Baiano, Antônio Carlos, Cléber (Tonhão) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho e Edílson; Edmundo, Evair (Sorato) e Zinho. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Vitória: Dida; Rodrigo, João Marcelo, China e Renato Martins; Gil Sergipano, Roberto Cavalo e Paulo Isidoro; Alex Alves, Claudinho e Giuliano (Fabinho (Evandro)). Técnico: Fito Neves.
Tetracampeão na Copa do Mundo de 1994:
- Mazinho (Palmeiras)
- Zinho (Palmeiras)
Pentacampeão na Copa do Mundo de 2002:
- Roberto Carlos (Palmeiras)
- Edílson (Palmeiras)
- Marcos (Palmeiras)
- Dida (Vitória)
- Vampeta (Vitória)