Neste sábado (27), o Palmeiras recebe o Vitória, no Allianz Parque, em duelo válido pela 20ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 19h.
E o adversário de logo mais não traz boas recordações para os palmeirenses. Em 2002, há 22 anos atrás, o clube baiano venceu os paulistas por 4 a 3, resultado que rebaixou o Palmeiras para a Série B, pela primeira vez na sua história.
O jogo aconteceu pela última rodada da primeira fase da competição. Vale lembrar que, na época, o Campeonato Brasileiro era disputado no formato “mata-mata”. Era turno único, onde os oito primeiros avançavam à próxima fase e os quatro últimos eram rebaixados.
O Palmeiras chegou na última rodada precisando da vitória. Era o único resultado que interessava. Se ganhasse, ultrapassava o Paraná e escapava.
E o adversário era o Vitória, no Barradão. O clube baiano apenas cumpria tabela e poderia fazer um certo “corpo mole” para ajudar o Verdão. O que não aconteceu.
Vitória x Palmeiras em 2002
O jogo foi bastante movimentado e emocionante. Logo aos 3 minutos de partida, o Rubro-Negro abriu o placar com Allan Delon. Mas, dois minutos depois, o Palmeiras empatou com Flávio.
Ainda no primeiro tempo, aos 27 minutos, os donos da casa ficaram novamente à frente do placar, com Aristizábal, cobrando pênalti.
No início do segundo tempo, logo aos 6 minutos, Nenê, que ainda segue em atividade, empatou novamente a partida para o Verdão, que ainda sonhava com a permanência.
Porém, o balde de água fria veio aos 31 minutos do segundo tempo, com o gol do atacante Zé Roberto, do Vitória. Com o 3 a 2 no placar, restando pouco tempo para o fim do jogo, o rebaixamento do Alviverde já parecia certo.
Com o clube paulista desorganizado, o Rubro-Negro chegou ao 4ª gol, com André. No finalzinho da partida, Arce ainda diminuiu para o Palmeiras, o que não foi o suficiente para livrar o time do rebaixamento.
Escalações
Comandado por Levir Culpi, o Palmeiras tinha jogadores interessantes, como Sérgio, Arce, Rubens Cardoso, Léo Moura, Paulo Assunção, Nenê, Zinho e Muñoz.
Já o Vitória, tinha Joel Santana como treinador e jogadores como Dudu Cearense, Elson, Allan Delon, Zé Roberto, Aristizábal e Nádson.
Vitória: Jean; Ramalho, Emerson, Elói e Leílton; Alcides, Dudu Cearense, Elson e Allan Delon (André); Zé Roberto (Marcelo Heleno) e Aristizábal (Nádson). Técnico: Joel Santana.
Palmeiras: Sérgio; Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso (Leonardo Moura); Paulo Assunção, Flávio (Nenê), Juninho e Zinho; Muñoz e Itamar (Lopes). Técnico: Levir Culpi.