Home Futebol Em 2002, Palmeiras foi derrotado pelo Vitória e rebaixado pela primeira vez

Em 2002, Palmeiras foi derrotado pelo Vitória e rebaixado pela primeira vez

Verdão reencontra o Leão da Barra, algoz de rebaixamento, em um momento totalmente oposto do que viveu anos atrás

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Jogadores do Palmeiras lamentando o primeiro rebaixamento do clube (AP Photo/Marcio Fernandes-AE / Alamy Photo Stock)

Neste sábado (27), o Palmeiras recebe o Vitória, no Allianz Parque, em duelo válido pela 20ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 19h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E o adversário de logo mais não traz boas recordações para os palmeirenses. Em 2002, há 22 anos atrás, o clube baiano venceu os paulistas por 4 a 3, resultado que rebaixou o Palmeiras para a Série B, pela primeira vez na sua história.

O jogo aconteceu pela última rodada da primeira fase da competição. Vale lembrar que, na época, o Campeonato Brasileiro era disputado no formato “mata-mata”. Era turno único, onde os oito primeiros avançavam à próxima fase e os quatro últimos eram rebaixados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Palmeiras chegou na última rodada precisando da vitória. Era o único resultado que interessava. Se ganhasse, ultrapassava o Paraná e escapava.

E o adversário era o Vitória, no Barradão. O clube baiano apenas cumpria tabela e poderia fazer um certo “corpo mole” para ajudar o Verdão. O que não aconteceu.

Vitória x Palmeiras em 2002

O jogo foi bastante movimentado e emocionante. Logo aos 3 minutos de partida, o Rubro-Negro abriu o placar com Allan Delon. Mas, dois minutos depois, o Palmeiras empatou com Flávio.

PUBLICIDADE

Ainda no primeiro tempo, aos 27 minutos, os donos da casa ficaram novamente à frente do placar, com Aristizábal, cobrando pênalti.

PUBLICIDADE

No início do segundo tempo, logo aos 6 minutos, Nenê, que ainda segue em atividade, empatou novamente a partida para o Verdão, que ainda sonhava com a permanência.

Porém, o balde de água fria veio aos 31 minutos do segundo tempo, com o gol do atacante Zé Roberto, do Vitória. Com o 3 a 2 no placar, restando pouco tempo para o fim do jogo, o rebaixamento do Alviverde já parecia certo.

Com o clube paulista desorganizado, o Rubro-Negro chegou ao 4ª gol, com André. No finalzinho da partida, Arce ainda diminuiu para o Palmeiras, o que não foi o suficiente para livrar o time do rebaixamento.

Escalações

Comandado por Levir Culpi, o Palmeiras tinha jogadores interessantes, como Sérgio, Arce, Rubens Cardoso, Léo Moura, Paulo Assunção, Nenê, Zinho e Muñoz.

PUBLICIDADE

Já o Vitória, tinha Joel Santana como treinador e jogadores como Dudu Cearense, Elson, Allan Delon, Zé Roberto, Aristizábal e Nádson.

Vitória: Jean; Ramalho, Emerson, Elói e Leílton; Alcides, Dudu Cearense, Elson e Allan Delon (André); Zé Roberto (Marcelo Heleno) e Aristizábal (Nádson). Técnico: Joel Santana.

Palmeiras: Sérgio; Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso (Leonardo Moura); Paulo Assunção, Flávio (Nenê), Juninho e Zinho; Muñoz e Itamar (Lopes). Técnico: Levir Culpi.

Better Collective