Home Extracampo Olimpíadas: trens são atacados na França e 800 mil passageiros ficam sem serviço

Olimpíadas: trens são atacados na França e 800 mil passageiros ficam sem serviço

Megaevento tem cerimônia de abertura marcada para esta sexta-feira (26); autoridades falam em vandalismo

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Estação de trem em Paris do lado de fora (Javier Mostacero Carrera/Getty Images)

Os bastidores das Olimpíadas de Paris sofreram um duro revés nesta madrugada de sexta-feira, 26 de julho (horário brasileiro). Linhas de trens de alta velocidade foram atacadas por todo país, principalmente na região metropolitana da capital, e 800 mil passageiros ficam sem serviço dos chamados TGV. Com informações do jornalista Jamil Chade.

PUBLICIDADE

As autoridades classificam os atos como “vandalismo” e “ataques coordenados” com cabos das linhas sendo cortados e queimados. “Esse ataque não é uma coincidência. Trata-se de um esforço para desestabilizar a França”, disse Valerie Precresse, presidente da região de Paris, ainda de acordo com Chade. Pelo menos, três incêndios foram registrados em grandes extensões do sistema ferroviário e as composições que ligam Paris a Londres, também foram atingidas.

“Todas as evidências que temos mostram claramente que foi deliberado: a hora do dia, as vans encontradas com pessoas fugindo, especialmente no lado sudeste, e os dispositivos incendiários encontrados no local”. “Tudo indica que foi um incêndio criminoso”, afirmou o Ministro do Transportes da França, Patrice Vergriete.

PUBLICIDADE

A SNCF, empresa que administra o TGV, disse que as operações só serão retomadas, quando os incêndios forem controlados e que itinerários foram desviados para causar menos transtornos, neste momento. A companhia também recomenda que os passageiros com viagens marcadas façam o adiamento delas.

Megaevento tem cerimônia de abertura

Todo esse problema, acontece no dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Ela está marcada para essa sexta às 14h30 (horário de Brasília). As 206 delegações presentes, para os Jogos, estarão em barcos que navegarão sobre o Rio Sena. Também está previsto um número musical com as cantoras Lady Gaga e Celine Dion, que interpretarão La Vie a Rose, um clássico da música francesa e de Édith Piaf. O Torcedores.com mostra onde assistir a cerimônia de abertura.

Better Collective