Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: conheça a história de Gustavo Bala Loka, finalista no BMX

Olimpíadas: conheça a história de Gustavo Bala Loka, finalista no BMX

Atleta brasileiro classificou pela primeira vez a uma final dos Jogos Olímpicos e pode trazer medalha inédita

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Gustavo Bala Loka após classificação nas Olimpíadas (Divulgação site oficial das Olimpíadas)

Gustavo Bala Loka após classificação nas Olimpíadas (Divulgação site oficial das Olimpíadas)

Atleta brasileiro classificou pela primeira vez a uma final dos Jogos Olímpicos e pode trazer medalha inédita

Atualmente, Gustavo Bala Loka é o único representante do Brasil no BMX Freestyle nas Olimpíadas. Na tarde de terça-feira (30), classificou-se em 8⁠ª posição para a final e disputa a medalha nesta quarta-feira (31). A história do atleta é de origem humilde e tem potencial para trazer uma premiação inédita para a história nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De origens humildes, Gustavo Bala Loka é de Carapicuíba, região metropolitana da cidade de São Paulo. A sua primeira bicicleta foi presente do seu pai aos 7 anos, após montar quadro e se interessar pelo mundo do ciclismo. A trajetória no BMX Freestyle posteriormente.

Desde 2022, o brasileiro vem ganhando destaque no circuito, com bronze no sul-americano em 2022 e terceiro lugar no Pan-Americano de Santiago de 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No circuito mundial, Bala Loka já cravou espaço entre os top 10 em várias etapas do circuito e se classificou para as Olimpíadas em 4⁠º lugar. O fato de ser finalista faz com que o Brasil dispute medalha pela primeira vez medalha nos Jogos Olímpicos.

E você pode acompanhar AO VIVO o jogo entre Brasil x Espanha, pela terceira rodada da fase de grupos das Olimpíadas, no Torcedores.com

Bala Loka chegou nas Olimpíadas com bons resultados

O atleta brasileiro vem de bons resultados com bronze no Pan-Americano e se disse pronto pela chance de uma medalha brasileira nas Olimpíadas quando comentou: “Dei uma segurada, fiz não o básico, mas uma volta para estar na final”.

PUBLICIDADE

O ciclista brasileiro projetou melhora para a disputa da final nas Olimpíadas de Paris: “Tive alguns erros, mas consegui evoluir na última volta, foi um pouco melhor. E amanhã tem mais, tenho umas três ou quatro manobras que estão guardadas para a final. Então, espero estar 100% de corpo e mente para poder entregar o que eu tenho”.

PUBLICIDADE

Especificamente sobre o apelido de Gustavo Bala Loka que causou estranheza entre os torcedores, o atleta explicou: “Acordei no carro do meu pai com ele jogando água em mim. Lembro do Overall (um amigo) falando bala, o bala louca. E ficou para sempre”.

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial