Nesta sexta-feira (26), a delegação brasileira marcou presença na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas 2024, que teve início às 14h30 no horário de Brasília, porém à noite no horário local.
Em uma embarcação com capacidade para 144 pessoas, o translado pelo Rio Sena do Time Brasil teve como porta-bandeiras o canoísta Isaquias Queiroz e a capitã da seleção feminina de rugby de sete Raquel Kochhann, totalizando 50 atletas, de 16 modalidades esportivas diferentes.
O rugby foi o esporte com maior número de representantes brasileiros participando da cerimônia, com 14 atletas; ao todo, o Brasil possui 277 esportistas em 39 modalidades, porém a maioria decidiu não participar da cerimônia para se dedicar às competições.
Com desfiles em ordem alfabética, o Brasil foi a 29° delegação a desfilar no Rio Sena; abriram os desfiles a Grécia, país que criou os Jogos Olímpicos; Paris, o país sede, encerra a apresentação.
O trajeto com seis quilômetros iniciou na ponte Austerlitz passou por locais icônicos da cidade, como a Torre Eiffel e a catedral de Notre-Dame, e finaliza no Trocadéro, onde acontece a parte final da cerimônia e os shows de encerramento.
A delegação brasileira participou da cerimônia vestindo uma jaqueta jeans com detalhes bordados a mão pelas mulheres do semiárido do Rio Grande do Norte, com estampas destacando araras, tucanos e onças. O traje também é composto por saias e calças brancas e sandálias Havaianas.
Ao todo, 205 delegações desfilam em 85 barcos, mais de 20 mil funcionários participam da logística da cerimônia; a expectativa de público presencial é de 320 mil pessoas, e que mais de um bilhão e meio de pessoas assistam em todo o mundo as transmissões, via emissoras de TV e streaming.